Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Intercâmbio entre Blogueiros

Primeiro, vamos entender o que significa intercâmbio?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre intercâmbio, mas será que sabem exatamente o que é? Essa palavra é bem abrangente, porém, simples de entender. Resumidamente significa TROCA. Pode ser troca de favores, experiência cultural, comercial, enfim, pode ter uma infinidade de sentidos. Segundo o dicionário, o termo "intercâmbio" é tratado como relações comerciais ou culturais entre nações.


Sou blogueira desde 2003, e assim como diversos blogueiros, já fiz várias páginas, deletei outras tantas, e atualmente sou autora de cinco blogs (nem todos atualizados com frequência, rs). Os blogs que eu mais me dedico são: Grupo Ambiental Pueras (voluntário) e Circuito Cultural Cidade Tiradentes (voluntário).

Durante muito tempo, escrevi sobre diversos assuntos e geralmente muito pessoais, desabafos, experiências vividas. Não tinha a pretensão de que meu blog fosse lido por alguém a não ser eu mesma. Quando comecei, também despretensiosamente em outubro de 2007, a escrever o blog da Ong Pueras (organização social da qual sou colaboradora), percebi que o que eu estava fazendo era mais importante do que eu imaginava, pois os internautas acessavam, comentavam, expunham sua opinião, concordavam ou discordavam, escreviam sobre o trabalho da ong. Comecei então a trocar informações com essas pessoas e colocar em prática as sugestões recebidas. A partir daí, tomei conhecimento da dimensão desse universo! Sem contar que eu também sempre fui leitora assídua de blogs de vários assuntos. A internet nos oferece infinitas possibilidades de comunicação, e de uso.

Decidi deixar de lado os meus assuntos pessoais, tratados no blog pessoal, e a desenvolver temas que pudessem formar opinião, ajudar o próximo, e de certa forma conscientizar as pessoas de diversos problemas pelos quais nossa sociedade passa, problemas esses, que podemos evitar com simples mudanças de pequenos hábitos como o de jogar um mísero papelzinho de bala no chão. Percebi que me tornei uma formadora de opinião. E isso é algo muito sério para ser feito de qualquer maneira! Para ser sincera, nunca fui uma boa aluna. Não possuo graduação em Jornalismo, Comunicação, nem em qualquer profissão da área. Sou apenas uma pessoa muito curiosa com muitas idéias na cabeça, muita vontade de colocá-las em prática, muita vontade de compartilhar o que eu sei, e aprender o que não sei.

A troca de informações e experiências nos faz crescer muito, tanto pessoal como profissionalmente, pois estamos em constante processo de aprendizado. Hoje posso afirmar que me tornei bastante pretensiosa, até demais, eu diria! Eu adoraria, por exemplo, ir para o Nordeste ou para o Sul, conhecer pessoalmente, blogueiros de lá, a cultura da região, acompanhar o dia-a-dia deles, ver com os meus próprios olhos como fazem para atualizar seus blogs, os assuntos abordados, o perfil dos leitores, a maneira de escreverem, e também passar adiante o meu conhecimento.

Acredito que através desse processo de troca de experiências, novas idéias surgem, novas parcerias se firmam, o trabalho e a relação com pessoas diferentes tende a melhorar. Passamos a conhecer, compreender, respeitar e conviver com as diferenças culturais, raciais, religiosas, etc. Eu iria onde quer que fosse, se eu tivesse oportunidade e tempo, afinal, nós blogueiros, em grande maioria, somos pessoas comuns que trabalham, possuem um "x" horário de expediente, e despendemos alguns minutos do nosso dia-a-dia para atualizarmos nossos blogs, seja quando chegamos do trabalho, no fim de semana, ou em lan houses, enfim. As possibilidades são realmente infinitas.

Enquanto essa oportunidade não aparece, vou ficando por aqui, tratando dos assuntos culturais do bairro onde moro, trocando informações e "tentando promover encontros" com os meus vizinhos blogueiros paulistanos mesmo, que...na boa, já não é pouca coisa! (rs)

 
Recadinho rápido: dia 08/08 (próximo domingo) das 10h às 22h tem "Baile Funk Permitidão" no Terminal Cidade Tiradentes, em frente ao Supermercado Compre Bem. Aguardem detalhes!!!

Nenhum comentário: