Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

IMPORTANTE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA 2010

O Blog Circuito Cultural Cidade Tiradentes também se preocupa com a sua saúde e a do seu bichinho de estimação. Você adora o seu cãozinho/gatinho de estimação? Então se liga!!!

 


De 16 à 29 de Agosto, o Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) de São Paulo realizará a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Serão mais de 2 mil postos de vacinação, entre postos fixos e postos volantes. Os postos funcionarão das 9h00 às 17h00.
Para saber onde terá um posto de vacinação mais próximo da sua casa, basta ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura no número 156, ou acessar a Lista Completa de Postos de Vacinação no site da Prefeitura.

*Coisas que você precisa saber...

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, cuja transmissão ocorre pelo contágio direto, isto é, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.

Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, virem a contrair a doença. A raiva humana em regiões urbanas é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos.

=============NO DIA DA VACINAÇÃO, RECOMENDA-SE==============

    * Cães dóceis devem estar com coleira e guia, e ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;
    * Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;
    * Gatos são naturalmente muito assustados e precisam ser transportados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes;
    * Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades,
    * Crianças não devem levar os animais para vacinar.

Você sabe o que é RGA?

O Registro Geral Animal – RGA é a identificação para cães e gatos, documento obrigatório com base na lei municipal nº 13.131/01, que pode ser obtido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou em estabelecimentos veterinários, credenciados pelo CCZ. Para emissão do RGA, o proprietário deve apresentar o comprovante atualizado de vacinação contra raiva.
É isso aí galera não deixe de vacinar o seu bichinho de estimação! Ele precisa de cuidados e você tem que ter responsabilidade com o seu animal.

Nenhum comentário: