Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"O Tribunal da Santa Ignorância" com a Cia do Escândalo no Teatro Ventre de Lona

No sábado (25), às 19h, a Cia do Escândalo apresenta o espetáculo “O Tribunal da Santa Ignorância” no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100), sede do grupo Pombas Urbanas no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, com apresentação gratuita.

Moda, religião e televisão são alguns dos elementos da cultura pop presentes na trama, que apresenta um tribunal às avessas onde Cristaud I, Franz e Clarice, funcionários públicos e impublicáveis, mandam e desmandam, julgam e condenam um banco de ilustres réus: a Moda, personificada pelo estilista Alexander Bregovitch; as igrejas dos neo-sacerdotes eletrônicos, que gravam CDs e DVDs, enchem estádios em encontros religiosos e compram cinemas, estações de rádio e de TV; e a Televisão, grande instrumento da alienação social.

Em seus julgamentos, o Tribunal desperta a suspeita da Justiça da Santa Ignorância, que faz uma intervenção por meio de duas promotoras: Frida e Simone, e, mais tarde, a juíza suprema Lilith. Cristaud I é levado de juiz a réu e é julgado em seu próprio tribunal.

E espetáculo trata do tema da manipulação do povo pelos meios de comunicação (televisão, rádio, jornais, internet etc) por meio de suas respectivas mensagens. O tema é abordado ironicamente e com muito humor, sem fazer referências diretas a nenhum veículo em particular. O objetivo é fazer com que o público reflita sobre como aceita as mensagens enviadas pela mídia de maneira passiva e sem reflexão.

“O Tribunal da Santa Ignorância” foi montado pela Cia do Escândalo em 1998 e se tornou um divisor de águas para o grupo ingressar no profissionalismo. O objetivo era refletir sobre a manipulação da massa pelos meios. A remontagem do espetáculo é parte das comemorações dos 15 anos de atividade do grupo.

SERVIÇO

Sábado (25/9), às 19h
“O Tribunal da Santa Ignorância”, com Cia do Escândalo
Texto e Direção: Manoel Mesquita Junior
Elenco: Alessandra Galindo, Adriana Mathias, Carol Ferraz, Dani Anjos, Erich Sant’anna, Fabio Sassaki, Meyson, Rodrigo Romão, Leandra Clair e Rui Longo
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos

Teatro Ventre de Lona (135 lugares)
Centro Cultural Arte em Construção – Instituto Pombas Urbanas
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste / SP
www.pombasurbanas.org.br
Entrada Gratuita – Retirar ingresso com 1 hora de antecedência ou reservas pelo 11 2285-7758

Mais informações:
Ellen Rio Branco / Renata Margareth(Pombas Urbanas)
11 2282-3801 / 9631-1953
comunicacao@pombasurbanas.com.br

Nenhum comentário: