Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eleições 2010 - VOCÊ SABE QUEM É O CANDIDATO EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR?

Por: Giselle Vergna
No dia 03 de outubro voltaremos às urnas para eleger um novo presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Talvez você já tenha escolhido seus candidatos, mas a questão é: Você  realmente conhece os candidatos em quem vai votar?





 
Comentários do tipo: "Brasileiros têm memória curta na hora de votar" ,se tornam verdadeiros quando observamos candidatos que, apesar de estarem envolvidos direta ou indiretamente  em corrupção, se elegem novamente. - Que candidatos corruptos tenham a cara de pau de se candidatarem novamente a qualquer cargo do governo, é até compreensível. Mas o povo votar neste mesmo candidato e o eleger, ah, isso eu não entendo de jeito nenhum! -. Nós temos o poder de decidir o futuro do país nas nossas mãos, no entando, parte dos brasileiros desperdiçam essa chance quando na fila do colégio eleitoral, recolhem do chão, uma  folhinha de propaganda de um candidato qualquer, e votam nele. (como já vi acontecer em várias eleições)

A verdade é que não temos a cultura de pesquisar sobre a vida política dos nossos candidatos. Saber quem ele foi, o que já fez, com quem esteve envolvido, qual a plataforma de propostas para seu mandato. A maioria dos eleitores atem-se à propaganda eleitoral exibida gratuita e obrigatóriamente na tv, onde  vemos apenas "propagandas publicitárias", trocas de acusações e ataques entre os cadidatos, sem contar que nestas eleições, a comédia foi adicionada ao horário político. - Abram os olhos, minha gente. A coisa pode ficar pior do que está, sim!

Outra questão a se considerar: Não podemos nos deixar seduzir por propostas utópicas de governo, temos que ser coerentes com a realidade do país. Nenhum presidente será capaz de tornar o Brasil "perfeito" em apenas um mandato (4 anos). Isto acontecerá consequentemente à uma sucessão de governantes honestos, competentes e comprometidos com o desenvolvimento/crescimento da nação, não com suas conveniências pessoais, familiares e "classe social" como quase sempre vemos acontecer.

Então, se você não se lembra em quem votou nas eleições anteriores, passe a prestar bastante atenção, pois este mesmo candidato pode ser o responsável por seus filhos não estarem na escola, você não ter emprego ou moradia, a rua onde você mora não ter luz, água encanada ou saneamento básico. A maioria dos candidatos que vão à sua porta pedir voto, após se elegerem, simplesmente esquecem que você existe. Pense bem na hora de apertar o botão "CONFIRMA", para não jogar seu voto no lixo!


Um comentário:

Selenita disse...

Muito bom, Gii! Com certeza ocorre muito disso que você falou, principalmente por não darmos grande importância á política. Dizem que política é o que os políticos fazem, porém, política é muito mais que isso, viver em comunidade já é um ato político. Política é derivado do grego politeía, que diz respeito a tudo que envolve a pólis (cidade). Assim, as pessoas devem ter em mente que política não é só eleição, mas sim o que vem depois dela também. É tudo que envolve a cidade e por conta disso devemos nos atentar no voto, para os nossos representantes trazerem melhorias para o nosso espaço.