Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quinta-feira, 1 de julho de 2010

"OS TRONCONENSES"

Nos dias 01 (quinta-feira, às 20h) e 03 (sábado, às 19h), o Núcleo Teatral Filhos da Dita apresenta o espetáculo “Os Tronconenses”, no Teatro Ventre de Lona, no Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo Pombas Urbanas em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

Primeira turma de teatro formada pelo Pombas Urbanas, os jovens de Cidade Tiradentes apresentam um espetáculo que revela, por meio de brincadeiras, um mundo em crise, onde crianças da cidade imaginária “Tronconé” representam situações vividas pelos adultos.A obra é resultado das pesquisas elaboradas durante a realização do Projeto Teatro Comunitário da Secretária Estadual da Cultura de São Paulo e durante o Projeto Interação Universidade-Comunidade, promovido pela diretoria do Departamento de Antropologia e Sociologia da UNESP, ambos coordenados por Lino Rojas Perez, de julho de 1987 a julho de 1989, em Marília, São Paulo.Sob direção dos atores Paulo Carvalho e Marcelo Palmares, que propuseram a montagem do primeiro espetáculo do Pombas Urbanas em 1989, essa pesquisa também foi alimento para comporem o trabalho teatral, uma vez que o espetáculo aborda temas familiares para estes jovens. Histórias como a de Dita, uma personagem que representa a força e a coragem de muitas mulheres brasileiras.O espetáculo que estreou em novembro de 2008 no Centro Cultural Arte em Construção, no mês de julho integra a programação artística do VII Congresso Mundial da IDEA 2010 - Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação, realizado pela Rede Brasileira de Arteducadores e pelo Pontão de Cultura ABRAÇÃO, em Belém do Pará, de 17 a 25 de julho.A participação do Filhos da Dita e do Pombas Urbanas no IDEA 2010 faz parte das ações do Pontão Pombas Urbanas de Teatro em Comunidade, que objetiva mapear experiências de teatro em comunidade existentes no Brasil. Dentre outras ações que visam a difusão do Pontão, no mês de novembro, eles também participam do XV Encuentro Nacional Comunitario de Teatro Joven, em Medellín, na Colômbia.

Sobre Os Tronconenses
Tronconenses são os habitantes de Tronconé, uma cidade imaginária que poderia ser qualquer cidade brasileira. Um coro de crianças que se aventuram num lugar muito perigoso. Estas crianças sempre propõem uma brincadeira, e a cada brincadeira surge uma história, uma cena e até uma louca com alucinações totalmente lúcidas sobre a cidade. Histórias sobre abandono, loucura, lembranças e pessoas comuns no cotidiano urbano. Histórias carregadas de alegrias, tristezas e aventuras, que revelam um mundo em crise, onde loucura e lucidez muitas vezes se confundem.

Sobre Filhos da Dita
Com seis anos de formação, o grupo de dez jovens moradores de Cidade Tiradentes, descobriram suas potencialidades artísticas com o teatro, além de reconhecerem e valorizarem suas características pessoais, culturais e étnicas. Além de atores, todos os jovens colaboram diariamente com a gestão do Centro Cultural Arte em Construção nas áreas da Comunicação, Produção, Administração, ampliando sua visão de mundo e propondo atividades para o espaço comunitário.Desse processo de descobertas, troca de experiências e propostas, nasceu uma publicação que expressava os pensamentos, as experiências e as visões de mundo desses jovens, que dão passos importantes em sua formação artística ao elaborar e executar coletivamente suas responsabilidades dentro do projeto “Semeando Asas na Comunidade” e contribuindo com o crescimento pessoal do grupo, do projeto e do bairro onde vivem.Em 2006, o Núcleo Jovem de Teatro elaborou e apresentou ao Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto “Escrevendo e Falando a Arte”. Contemplado pelo Programa, lançaram o fanzine Inf. Arte – Informação e Arte, totalmente elaborado e produzido pelo Núcleo e realizaram oficinas em escolas e no Centro Cultural Arte em Construção; além de criarem uma Rádio de Rua itinerante, que circula pelas ruas do bairro com música, intervenções teatrais e dicas culturais para a comunidade.

Mais informações: Renata Margareth / Neomisia Silvestre

(Pombas Urbanas)11 2282-3801 / 9631-1953

comunicacao@pombasurbanas.com.br

http://www.pombasurbanas.org.br

ENTRADA:

Nenhum comentário: