Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:
sexta-feira, 30 de julho de 2010
1º Mostra "MANGUE CULTURAL"
quinta-feira, 29 de julho de 2010
"O Pombas manda avisar..."
..Que amanhã (30/07) Vão Rolar 2 Cortejos.
INSCRIÇÕES PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO.
- Declaração de matrícula da escola onde estuda;
- RG ou certidão de nascimento do aluno;
- CPF (se tiver) do aluno;
- Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone);
- Cópia do RG de todos os que moram com o aluno;
- Comprovante de renda ou declaração de próprio punho de todos os que trabalham.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
quinta-feira, 22 de julho de 2010
Novo ciclo de oficinas no Acessa SP
Abrem hoje (22/07) inscrições para Festival de Funk em Guaianases
quarta-feira, 21 de julho de 2010
CINEMAGIA NOS CEU's
Pitty faz show no CCJ - Dia 25/07
terça-feira, 20 de julho de 2010
The Story Of Stuff - A História das Coisas
Para ver e refletir!
Título Original: Story of Stuff
Gênero: Documentário
Direção: Annie Leonard
Duração: 21 minutos
segunda-feira, 19 de julho de 2010
CEU Água Azul promove o 3º Festival de Talentos
II Festival de Cinema Infantil
*Classificação Livre - Entrada Gratuita - Retire seus ingressos com duas horas de antecedência
Centro Cultural Arte em Construção
Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, São Paulo/SP
Fone: (11) 2285-7758
http://www.pombasurbanas.org.br/
quinta-feira, 15 de julho de 2010
Pontos de Leitura da Cidade Tiradentes
terça-feira, 13 de julho de 2010
13 de Julho, Dia Mundial do 'ROCK'
segunda-feira, 12 de julho de 2010
1º Festival de Dança da Cidade Tiradentes
O Festival já tem data marcada para acontecer, então, programe-se:
21 e 22 de Agosto - Domingo - às 15h
Av. dos Metalúrgicos, ao lado do 1º Terminal da Cidade Tiradentes
(Próximo ao Supermercado Compre Bem)
Every Year, Every Day, I Am Walking
quarta-feira, 7 de julho de 2010
FLASH MOB - Você sabe o que é?
Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.
Uso do Termo
O uso do termo flash mob data de aproximadamente 1800, porém não da maneira como o conhecemos hoje. O termo foi usado para descrever um grupo de prisioneiras da Tasmânia baseado no termo flash language para o jargão que estas prisioneiras utilizavam. Ainda nesta época o termo australiano flash mob foi usado para designar um segmento da sociedade, e não um evento, não demonstrando nenhuma outra similaridade com o termo moderno ou os eventos descritos por ele.
O Primeiro Flash Mob
O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com o endereço themobproject@yahoo.com, criado para este fim), pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan. Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, "A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo" em um mob anônimo e sem liderança.
No entanto, a loja foi avisada antes do acontecimento e a polícia foi acionada, evitando que as pessoas ficassem na frente da loja, frustrando os planos do primeiro mob.
Pillow Fight (Guerra de Travesseiros)
Uma Subway Party (festa no metrô), nada mais é do que um grupo de pessoas que se juntam, no estilo flash mob, para promover festas dentro dos vagões dos trens metropolitanos de grande cidades como Nova Iorque. Combinado o dia e o horário, os participantes apenas aguardam que um determinado número de pessoas se reúna para que então todos entrem no vagão (geralmente o último) e troquem presentes, ouçam música, dancem, enfim, façam uma festa.
Existem dois tipos de Subway Party: a primeira ocorre na hora do rush e tem o objetivo de “descontrair as pessoas”. Porém ela é muito criticada por atrapalhar as pessoas que fazem uso do transporte público, causar atrasos e incomodar os usuários. A outra acontece no fim na noite e os participantes chegam até a decorar o vagão do trem para uma verdadeira festa, que algumas vezes pode até ser a comemoração de alguma data como o Halloween. Conforme o trem vai passando as estações o número de participantes também aumenta, já que as pessoas vão sendo convidadas a fazerem parte da festa.
Zombie Walk (Caminhada dos Zumbis)
Consiste em pessoas que se juntam para passar algum tempo caracterizadas como zumbis e agindo como tal, dispersando-se em seguida. Esta é outra forma de flash mob que está crescendo pelo mundo e atrai cada vez mais pessoas.
Improv Everywhere
O Improv Everywhere é um dos grupos mais famosos no meio dos flash mobs. Começou por acaso, sem o propósito de fazer flash mobs. Charlie Todd, o fundador, foi confundido com o cantor americano Ben Folds e mesmo desmentindo o desentendido, aceitou a insistência das pessoas que o confundiram e cantou para o grupo como se fosse o próprio cantor. A partir desse momento, Charlie percebeu que poderia criar eventos mobilizando pessoas, primeiramente utilizando sua rede de contatos, e assim vários flash mobs foram organizados pela Improv Everywhere. Um dos mais famosos é o Frozen Grand Central, realizado em Nova York que, no encontro de 200 pessoas, cronometradamente, fingiram estar congeladas e assim ficaram por um minuto, gerando uma enorme discussão. Além desse flash mob organizado totalmente pela internet e sem pagar nada para os participantes, a Improv Everywhere já organizou flash mobs como o No Pants, o encontro de pessoas sem calças no Metrô (mesmo causando problemas com a polícia local) e O MP3 Experiment, no qual os participantes baixaram um mp3 e só ouviram no dia do encontro no parque. Nesse arquivo de áudio havia instruções para uma gincana, cujo objetivo era encontrar uma outra pessoa.
"Bora" organizar um mob, galera?
fonte: wapedia
segunda-feira, 5 de julho de 2010
13º Edição do "SOMOS DO CIRCO"
No mês das férias, o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes, zona leste da capital, se transforma num grande picadeiro para receber a 13ª Edição do Somos do Circo, que acontece nos dias 08, 09 e 10 de julho, das 14h às 18h.
Com o objetivo de proporcionar um dia de atividades circenses para crianças e jovens que não têm acesso, o Pombas disponibiliza equipamentos para o ensino desta arte milenar que, por meio de propostas lúdicas, propõe o conhecimento do corpo e de suas habilidades. A novidade para esta edição do evento é que os alunos da turma de circo do Centro Cultural serão os instrutores, que poderão transmitir às outras crianças da comunidade um pouco do que foi aprendido desde 2005, início do projeto.
Além das atividades, as crianças poderão acompanhar performances artísticas, esquetes e intervenções feitas pela equipe do Centro Cultural Arte em Construção, que envolve as turmas de teatro jovem, os atores do Pombas Urbanas, funcionários do Centro Cultural e voluntários da comunidade de Cidade Tiradentes.
As aulas de circo acontecem desde 2005 no Centro Cultural Arte em Construção, em Cidade Tiradentes, com o objetivo de que crianças e adolescentes da comunidade pudessem desenvolver laços de amizade, respeito e companheirismo, promovendo um aprendizado pessoal e coletivo dos participantes em seus aspectos físico, afetivo e psíquico de forma integrada.
Desde a estruturação do Centro Cultural, as crianças têm sido público assíduo e, por esse motivo, o Pombas pensou algumas propostas que pudessem atendê-las, dentre elas, o Somos do Circo, dada à grande procura pelo curso (30 vagas) e pela identificação das crianças com a arte circense: espaço que dá a possibilidade de desenvolver habilidades, aprender a superar desafios e, ao mesmo tempo, exercer a infância por meio de brincadeiras lúdicas.
Contemplado pelo edital público da organização internacional BrazilFoundation (agosto/2008), os recursos recebidos possibilitaram a compra de equipamentos, a contratação de profissionais e a melhor articulação e sistematização das aulas de circo. Em 2009, o projeto também foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Carequinha de Estímulo ao Circo; além de fazer parte da Rede Circo no Mundo Brasil.
13ª Edição do Somos do Circo
Dias 8, 9 e 10 de julho, das 14h às 18h
Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste – SP
Informações: 11 2282-3801 / 2285-7758
http://www.pombasurbanas.org.br/
Entrada franca
MIRE VEJA - Cia. do Feijão
quinta-feira, 1 de julho de 2010
"OS TRONCONENSES"
Primeira turma de teatro formada pelo Pombas Urbanas, os jovens de Cidade Tiradentes apresentam um espetáculo que revela, por meio de brincadeiras, um mundo em crise, onde crianças da cidade imaginária “Tronconé” representam situações vividas pelos adultos.A obra é resultado das pesquisas elaboradas durante a realização do Projeto Teatro Comunitário da Secretária Estadual da Cultura de São Paulo e durante o Projeto Interação Universidade-Comunidade, promovido pela diretoria do Departamento de Antropologia e Sociologia da UNESP, ambos coordenados por Lino Rojas Perez, de julho de 1987 a julho de 1989, em Marília, São Paulo.Sob direção dos atores Paulo Carvalho e Marcelo Palmares, que propuseram a montagem do primeiro espetáculo do Pombas Urbanas em 1989, essa pesquisa também foi alimento para comporem o trabalho teatral, uma vez que o espetáculo aborda temas familiares para estes jovens. Histórias como a de Dita, uma personagem que representa a força e a coragem de muitas mulheres brasileiras.O espetáculo que estreou em novembro de 2008 no Centro Cultural Arte em Construção, no mês de julho integra a programação artística do VII Congresso Mundial da IDEA 2010 - Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação, realizado pela Rede Brasileira de Arteducadores e pelo Pontão de Cultura ABRAÇÃO, em Belém do Pará, de 17 a 25 de julho.A participação do Filhos da Dita e do Pombas Urbanas no IDEA 2010 faz parte das ações do Pontão Pombas Urbanas de Teatro em Comunidade, que objetiva mapear experiências de teatro em comunidade existentes no Brasil. Dentre outras ações que visam a difusão do Pontão, no mês de novembro, eles também participam do XV Encuentro Nacional Comunitario de Teatro Joven, em Medellín, na Colômbia.
Sobre Os Tronconenses
Tronconenses são os habitantes de Tronconé, uma cidade imaginária que poderia ser qualquer cidade brasileira. Um coro de crianças que se aventuram num lugar muito perigoso. Estas crianças sempre propõem uma brincadeira, e a cada brincadeira surge uma história, uma cena e até uma louca com alucinações totalmente lúcidas sobre a cidade. Histórias sobre abandono, loucura, lembranças e pessoas comuns no cotidiano urbano. Histórias carregadas de alegrias, tristezas e aventuras, que revelam um mundo em crise, onde loucura e lucidez muitas vezes se confundem.
Sobre Filhos da Dita
Com seis anos de formação, o grupo de dez jovens moradores de Cidade Tiradentes, descobriram suas potencialidades artísticas com o teatro, além de reconhecerem e valorizarem suas características pessoais, culturais e étnicas. Além de atores, todos os jovens colaboram diariamente com a gestão do Centro Cultural Arte em Construção nas áreas da Comunicação, Produção, Administração, ampliando sua visão de mundo e propondo atividades para o espaço comunitário.Desse processo de descobertas, troca de experiências e propostas, nasceu uma publicação que expressava os pensamentos, as experiências e as visões de mundo desses jovens, que dão passos importantes em sua formação artística ao elaborar e executar coletivamente suas responsabilidades dentro do projeto “Semeando Asas na Comunidade” e contribuindo com o crescimento pessoal do grupo, do projeto e do bairro onde vivem.Em 2006, o Núcleo Jovem de Teatro elaborou e apresentou ao Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto “Escrevendo e Falando a Arte”. Contemplado pelo Programa, lançaram o fanzine Inf. Arte – Informação e Arte, totalmente elaborado e produzido pelo Núcleo e realizaram oficinas em escolas e no Centro Cultural Arte em Construção; além de criarem uma Rádio de Rua itinerante, que circula pelas ruas do bairro com música, intervenções teatrais e dicas culturais para a comunidade.
Mais informações: Renata Margareth / Neomisia Silvestre
(Pombas Urbanas)11 2282-3801 / 9631-1953
comunicacao@pombasurbanas.com.br
http://www.pombasurbanas.org.br
ENTRADA: