Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ESTAMOS VOLTANDO!

Depois de, mais de um ano parado, o blog Circuito Cultural Cidade Tiradentes voltará a funcionar. 

Admito que me deixei abater pelas dificuldades de produzir o conteúdo do blog. E, as dificuldades não foram poucas! Faltaram-me recursos, equipamentos, faltaram-me  colaboradores e acima de tudo, faltou-me tempo de correr atrás das informações. 

Sinceramente, eu não pretendia botar este blog pra funcionar novamente, porque, me frustrei muito durante a produção dele. Fui convidada a desenvolver o blog, que, fazia parte de uma série de projetos e intervenções culturais que estavam em ascenção no bairro, na época em que ele foi fundado. 

O objetivo do blog, era justamente ser o veículo divulgador de todas essas ações, sem ser um veículo formal, burocrático e cheio de siglas que "o povão" não sabe o que quer dizer. -Informar, de maneira efetiva, com uma linguagem popular, clara aos olhos e ouvidos da galera.-

Durante esse percurso, recebi convites de parceria dos sites: Catraca Livre e do Instituto Faça Parte. E através do site Catraca Livre, fui convidada a participar de uma oficina de jornalismo, ministrada por Bruno Garcez, jornalista da BBC Brasil. A oficina, que teve como sede, o prédio da Folha de São Paulo, foi oferecida pela International Center for Journalists (ICFJ), uma entidade que promove iniciativas pioneiras de jornalismo em diferentes partes do mundo, sediada nos Estados Unidos. O objetivo central da oficina era o de recrutar e treinar jornalistas de comunidades da periferia de São Paulo e procurar fazer com que os textos e vídeos criados por estes "correspondentes comunitários" chegassem à grande mídia por meio de parcerias.

Claro que, passei por um processo seletivo antes de participar da oficina, e, fui selecionada pelo fato do blog Circuito Cultural Cidade Tiradentes estar dentro do contexto.
 
Depois disso tudo, percebi que o blog poderia ser muito mais do que um simples blog divulgador de "ações isoladas". Através deste blog, poderíamos promover um intercâmbio cultural dos moradores e produtores de cultura do bairro, com os quatro cantos da cidade de São Paulo, que sá, do Brasil. Ou ainda, do mundo, pois, sabemos que a internet não tem fronteiras. O meu principal objetivo era o de mostrar outro bairro Cidade Tiradentes, que não, um bairro com alto índice de criminalidade e visitante assíduo das páginas policiais.

O projeto estava dando muito certo, e ganhando cada vez mais visibilidade, até que, a administração do bairro sofreu uma mudança. E, a nova administração não considerou o projeto conveniente. O blog não foi visto como uma poderosa ferramenta de comunicação com os cidadãos, nas redes sociais. Enfim, sem muitos detalhes, tive que "abandonar o barco", voltar a minha antiga função. E por isso, como consequência, veio a falta de tempo para produzir o conteúdo do blog, porque, como eu disse no começo...me faltaram colaboradores, equipamentos, e demais recursos.

Agora, cá pra nós: Não temos nenhum veículo de comunicação popular no bairro, que faça com que a galera fique por dentro do que anda acontecendo por aqui. As atividades culturais continuam fervilhando nos quatro cantos do bairro e ninguém fica sabendo. As vezes acontecem eventos super bacanas do ladinho de casa, e só ficamos sabendo se por um acaso passarmos por perto e percebermos a movimentação. Do contrário, tudo passa em branco bem debaixo do nosso nariz. E novamente, lá fora, estamos sendo vistos como "bairro dormitório", o que não somos mais, há muito tempo!  É? Ou não é?

Observando tudo isso, durante todo esse tempo em que o blog ficou parado, percebi a necessidade do blog voltar a funcionar. Consegui me readaptar a todas as mudanças que aconteceram. Consegui me reorganizar e estou recomeçando sozinha, sem apoio algum, com pouquíssimos recursos. Só com a cara, a coragem, e, uma enorme vontade de fazer acontecer. Afinal, como disse Dalai Lama: "Seja a mudança que você quer ver no mundo."

Então...

...Vambora, vambora!

Nenhum comentário: