Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TEATRO: Da Vinci, Maquiavél e Eu - HOJE 25/09 no CEU Água Azul.

O monólogo “Da Vinci, Maquiavél e Eu” ganha o palco do CEU Água Azul hoje, dia 25 de setembro, a partir das 20h, com entrada franca.

Encenado por Tadeu Di Pyetro, o espetáculo tem pesquisa histórica assinada por Rosi Campos e direção de Elias Andreato, cujo enredo contrapõe dois grandes nomes da história da humanidade.

De um lado, um dos mais talentosos pintores, o genial engenheiro, matemático, arquiteto, músico, inventor e escultor, Leonardo Da Vinci. De outro, o pensador e diplomata reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna Nicolau Maquiavel, autor de “O Príncipe”.

A trama trilha os caminhos do humor a partir de um encontro entre os dois gênios, o primeiro mais sonhador, o segundo, mais pragmático. Venha prestigiar! em cartaz no CEU Água Azul.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Você sabia? Descubra a lógica por trás da numeração dos ônibus.

Por: Vanessa Barbara - Colunista no portal Folha de São Paulo.

Quase ninguém sabe qual a lógica por trás da numeração dos ônibus de São Paulo, criada em 1978 na gestão Olavo Setúbal. Chegou a hora de descobrir.

 


As linhas com três números e uma letra pertencem ao sistema diametral, que liga pontos de áreas distantes.

No caso do 875-M 10- Aeroporto/Metrô Barra Funda, o primeiro e último dígitos (8 e 5) indicam a região de origem e destino do ônibus conforme a divisão antiga de áreas da cidade. O dígito do meio (7) informa a classe da linha; no caso, que ela tem integração com uma estação de metrô.

O algarismo central também pode variar de 0 a 6, dependendo do quão perto do centro chega o coletivo, sendo 0 o centro. Alguns exemplos: 107-T - Tucuruvi/Cidade Universitária vai da região 1 a 7 passando pelo centro, ao passo que 352-A - Terminal São Mateus/Jardim Helena trafega entre bairros, ligando as áreas 3 e 2.

A letra é um diferencial que, no exemplo acima, significa Miruna, avenida por onde passa essa linha, em contraponto ao 875-A, de Aratãs.

Na Zona Norte, temos a distinção entre 971-C, 971-D, 971-M, 971-P e 971-R, linhas que unem as regiões 9 a 1 passando pelo metrô, e cujas letras significam: Cohab, Damasceno, Mandaqui, Penteado e Jardim Rincão.

Já os ônibus de quatro dígitos pertencem ao sistema radial, composto por linhas que saem do bairro em direção ao centro (5119 - Terminal Capelinha/Largo São Francisco), ou setorial, com veículos que circulam apenas dentro dos bairros (1775 - Vila Albertina/Center Norte).

Nestes, o primeiro algarismo indica a principal via utilizada pelo ônibus (5 é a avenida Brigadeiro Luís Antonio, 6 é a Nove de Julho, por exemplo). O segundo dígito se refere à classe: se é 0, o trajeto inicia e termina na mesma área (6000 - Terminal Santo Amaro/Terminal Parelheiros), e se o valor está entre 1 e 6 é porque vai até o centro (9500 - Terminal Cachoeirinha/Paissandu).

Em todo caso, quando o segundo dígito for 7 é porque o coletivo passa perto do metrô.

E não é só isso: algumas linhas possuem um código extra, como 1744-10 - Lauzane Paulista/Santana. Nesse caso, o número 10 indica que se trata da linha principal e há uma variante circulando na área; no caso, o 1744-31, uma derivação que passa por outras ruas.

Na prática, depois de mais de três décadas, com a mudança de divisões das áreas na cidade e a criação de novas linhas que não seguem a nomenclatura original, não há nenhuma congruência na numeração dos coletivos de São Paulo.

fonte: Folha de São Paulo - Web

Chamamento CEU Água Azul Cidade Tiradentes

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Performance "CHAMANDO ELA" com Sheila Ribeiro no CFCCT.

Ainda pelo Mês da Cultura Independente, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes recebe o espetáculo de dança contemporânea Chamando Ela, neste sábado, 14/09, às 18h00.

Chamando Ela desloca, muda, brinca, inverte, recria e reverte padrões, abrindo novas perspectivas e possibilidades. Modas possíveis, novas mitologias contemporâneas do corpo. As imagens são cápsulas potentes: misturas muito brasileiras, muito contemporâneas, muito metropolitanas e muito não sabemos o quê. Só sabemos que elas trazem estupor, vitalidade, animação e direito ao delírio àqueles que as veem. É um hub de delícias para um mundo que a gente não sabe mais o que é.

Área Externa, 3º Pavimento | Sábado, 14/09 às 18h00 | Gratuito.
Rua Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes, São Paulo/SP.


fonte: http://agendacfcct.blogspot.com.br/

Johnny Osbourne (Jamaica) se apresenta neste sábado no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, com entrada franca.

Para comprovar que o Mês da Cultura Independente está com uma programação repleta de excelentes atrações, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes vai receber neste sábado às 14h00, uma das lendas vivas do reggae, Johnny Osbourne. 


Apelidado de “padrinho do dancehall”, Johnny Osbourne contribuiu para levar o reggae da comunidade jamaicana para o mundo. Uma sequência de hits que datam do final dos anos 70 até a década de 90 define a longevidade de Johnny e sua habilidade artística, entre eles, “Come Back Darling”, gravado com sucesso pelo grupo britânico UB40, além de “Truths & Right” e “Little Sound Boy”. Seu clássico “Warrior” foi sampleado por lendas do reggae como Bunny Wailer e Marcia Griffiths. No CFCCT o artista se apresenta acompanhado do soundsystem "África Mãe do Leão".

Área Externa (Circo), 3º Pavimento | Sábado, 14/09 às 14h00  | Entrada gratuita.
Rua Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes, São Paulo/SP.



quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Cia Arlequins traz o espetáculo "Os filhos da Dita" para o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.

O Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes recebe nos dias 14 e 21 de setembro, o espetáculo "Os filhos da Dita", da Cia Arlequins.

O espetáculo Os filhos da Dita, de uma forma bem humorada e lírica, propõe ao público uma reflexão sobre os anos de repressão vividos no Brasil, após o golpe civil militar de 1964 e suas consequências nos dias atuais, na tentativa de iluminar os acontecimentos decorrentes dessa história recente. Se o lobo mau já engoliu a chapeuzinho… O resto não é silêncio, então… interessa como a vomitará.

Teatro CFCCT, 3º Pavimento | Sábado 14/09 e 21/09 às 20h00. Duração 75 minutos. Classificação: 10 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitado a um por pessoa).

Rua Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes, São Paulo/SP.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Você sabia? Os CEU's ficam abertos à comunidade aos finais de semana.


A cidade de São Paulo conta atualmente com 45 CEU's (Centro Educacional Unificado), e, cada um deles possue: 

- 01 Centro de Educação Infantil (CEI) para crianças de zero a três anos,
- 01 Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) para alunos de quatro e cinco anos
- 01 Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), que também oferece Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Todas as unidades são equipadas com quadra poliesportiva, teatro, playground, piscinas, biblioteca, Telecentro e espaços para oficinas, ateliês e reuniões.

Os espaços são abertos à comunidade, inclusive aos finais de semana.

Com programação variada para todas as idades, os CEUs garantem aos moradores dos bairros mais afastados acesso a equipamentos públicos de lazer, cultura, tecnologia e práticas esportivas, contribuindo com o desenvolvimento das comunidades locais. 

Na Cidade Tiradentes, temos duas unidades do CEU, que são o CEU Inácio Monteiro e o CEU Água Azul, e, a programação tanto cultural quanto esportiva é muito intensa, porém, pouco divulgada. 
A divulgação geralmente é feita pelo portal da Secretaria Municipal de Educação, ou, através de cartazes grudados nos murais das próprias unidades, sendo visualizados somente por quem passa pelos CEU's, ou seja, para saber o que está rolando, tem que ir até lá. Algumas unidades possuem perfis nas redes sociais como twitter, facebook, etc... O que facilita muito o compartilhamento das informações, atingindo um público muito maior. O ponto negativo é grande parte desses perfis são atualizados com pouca frequência, ou, quase nenhuma. Muitos perfis encontram-se abandonados.

O Blog Circuito Cultural Cidade Tiradentes visa justamente encurtar essa distância entre o "ter que ir até lá pra saber", e o "saiba agora". Estamos de olho na programação das duas unidades do CEU no bairro, e, conforme a disponibilidade faremos publicações específicas sobre os eventos.

Mas, se você mesmo quer ter acesso à programação completa, é só clicar, no portal da  Secretaria Municipal de Educação

No portal, a programação completa de todos os CEU's são publicadas mês à mês.

Tá difícil se organizar? Marque na sua agenda! 

É só conferir a programação e fazer anotações de datas e horários dos eventos que lhe interessam, ok?!

Estão esperando o que para aproveitar? Lembrem-se que a programação é sempre GRATUITA.

domingo, 8 de setembro de 2013

7ª Edição do Mês da Cultura Independente.


O Mês da Cultura Independente está em sua sétima edição, e conta com uma programação que promete superar expectativas em relação ao ano passado. 

Boa parte da programação passará pelo Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes (CFCCT), e hoje, às 19h00 tem espetáculo, confira:

CIA CLARIÔ - "HOSPITAL DA GENTE"
Sinopse:

 Catadas dos cantos/contos de Marcelino Freire, trabalhadoras do Brasil abrem as portas dos seus barracos para revelarem a que vieram qual o seu papel, seu lugar dentro de uma estrutura caótica e desigual. Sem drama! Não há o Drama. Figuras como a mendiga, a bêbada, a prostituta , a velha, a mãe ou a dona de um boteco de uma Favela Fênix qualquer, dão luz a perguntas apagadas do nosso questionário a respeito do que está acontecendo. O que esta acontecendo?

Teatro CFCCT, 3º Pavimento
Domingo 08/09 às 19h00 | Duração: 105 minutos. Classificação: 12 anos. Entrada gratuita. (os ingressos devem ser retirados 1 hora antes do início da sessão, limitados a um por pessoa).
Rua Inácio Monteiro, 6900, Cidade Tiradentes, São Paulo/SP

Obs*** Quer conferir a programação completa que acontecerá em toda a Capital? Acesse o blog:

Claudia Canto lança hoje, (08/09) seu livro "Morte às Vassouras" pela editora Kazuá.

 Morte às Vassouras, é uma narrativa emocionante de uma jornalista, que trabalhou como empregada doméstica na casa de uma abastada família da elite lusa, em regime interno, quase como um cárcere domiciliar.
 

Uma realidade vivida por muitos emigrantes, mas registradas por poucos...
Cheguei de mansinho, oportunamente, convidada para dar um apoio físico aos móveis, pratas, cafés da manhã, almoços, jantares e principalmente aos anciãos.
Usando uma máscara de timidez, fui aos poucos com o meu: muito obrigada, por gentileza, com licença, além de palavras eruditas escapadas previa e propositadamente.
Ao qual sentia olhos atentos sendo depositados em mim, curiosos e ao mesmo tempo alheios, frios.
Nos momentos de regozijo, alguns comentários enaltecedores, tipo como ela é educada, meiga, é assim porque lê muito, não é?
Eu me sentia perdida por entre panelas, mesas pré-colocadas, rirual, ritual.
"A vida é um ritual amorzinho"
Agachada ao chão catando pequenas migalhas de pão, que caiam, enquanto almoçavam ou jantavam com a minha presença, à espera de que eles acabassem, como seu eu fosse uma estatúa apodrecida sem vida no meio da sala"
 
texto: Claudia Canto

sábado, 7 de setembro de 2013

5º Encontro Comunitário de Teatro Jovem na Cidade de São Paulo

Começa hoje e vai até 15 de Setembro, o 5° Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo.



O 5° Encontro Comunitário traz grupos e artistas de 12 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México, Peru, Uruguai e Brasil), para um intercâmbio artístico, apresentações teatrais e oficinas que vão colorir e agitar o bairro Cidade Tiradentes!


Venha desfrutar de uma intensa programação artística, ocupar praças e ruas do bairro Cidade Tiradentes com teatro e cortejos e conhecer o fazer teatral desses coletivos e a atuação ativa em seus países!



Confira a programação completa, aqui:

Utilidade Pública: CASTRAÇÃO GRATUITA DE CÃES E GATOS.

Atenção: Vocês que tem gatos e cachorros de estimação e quer castrá-los, A Supervisão de Vigilância em Saúde de Cidade Tiradentes, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde (COVISA) está desde ontem 06/09, até dia 08/09, recebendo inscrições para o MUTIRÃO DE CASTRAÇÃO GRATUITA DE ANIMAIS no CEU Água Azul Cidade Tiradentes. 


Cada pessoa poderá inscrever até 10 animais por vez. É só levar CPF, RG, e comprovante de residência na hora da inscrição, que, acontecerá das 09h às 16h.

OBS* Na hora da inscrição não é preciso levar o(s) animal(is).

Depois que vocês fizerem a inscrição dos animais, a castração ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro.

Onde? CEU Água Azul, na Av. dos Metalúrgicos, 1262, Cidade Tiradentes.
Fone: 3539-1122


Vale à pena saber:  Se você, por algum motivo, não conseguir castrar seu bichinho no mutirão de castração, não fique aflito(a). A Zoonoses da Cidade Tiradentes tem um posto fixo de atendimento e encaminhamento na Praça de Atendimento da Subprefeitura Cidade Tiradentes, ao lado do Supermercado Negreiros. O posto funciona de segunda à sexta, das 9h00 às 14h00. 




Lá, você poderá fazer o RGA do seu pet, e, encaminhá-lo para a castração gratuita na rede de clínicas conveniadas à prefeitura. Lembrando que é obrigatório o registro de animais no Registro Geral Animal, sob a Lei Municipal n° 13.131/2001. O número do RGA do animal é único e permanente.

Expo Good Seven na Estação da Juventude

Tá querendo fazer alguma coisa agora, mas, não sabe o quê? Taí a sugestão da hora:

Acontece neste momento na ESTAÇÃO DA JUVENTUDE a "Expo GoodSeven"

A primeira exposição Good Seven irá contar com desenhos, telas e pinturas de Henrique Senn, música, dança e graffiti. Um evento para todos aqueles que gostam de arte independente e de sua expressão. Confira a programação no flyer, e divirtam-se!
 
O evento começou às 14h00 e vai até às 20h00. Não tem desculpa! Ainda dá tempo de você colar e aproveitar!

Rua Pedro Iovine, 161, Cidade Tiradentes. Referência local: Do lado do "terminal velho".