Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Google lança site para democratizar a arte no mundo.


Uma cerimônia na galeria Tate, em Londres, no início deste mês, marcou o lançamento de um novo site do Google, o Google Art Project (www.googleartproject.com). Trata-se de uma iniciativa que disponibiliza imagens em altíssima resolução de mais de mil obras expostas nos principais museus do mundo.
Os visitantes do site podem explorar as galerias de uma maneira semelhante à qual se visualizam ruas no já conhecido Google Street View ou escolher ver obra por obra disponibilizada. É possível caminhar pelos corredores virtuais, explorar as salas de exibição e dar zoom nas obras. As imagens possuem uma qualidade mil vezes superior à das câmaras digitais convencionais. Também é disponibilizado um painel de informações onde é possível consultar mais detalhes sobre a obra de arte, procurar outros trabalhos do mesmo artista ou visualizar vídeos relacionados no YouTube.

Nem todos os quadros, porém, estão disponíveis. Cada um dos museus escolheu quais obras de seu acervo gostaria de mostrar.

Até o momento são 17 museus incluídos no projeto. São eles: o MoMa, o Metropolitan, o Frick Collection e o Freer Gallery of Art, dos Estados Unidos, o Alte Nationalgalerie e o Gemäldegalerie, da Alemanha, a National Gallery e a Tate, da Inglaterra, o Museo Reina Sofia e o Museo Thyssen – Bornemisza, da Espanha, o Rijksmuseum e o Van Gogh Museum, da Holanda, o State Tretyakov Gallery e o The State Hermitage Museum, da Rússia, o Museum Kampa, da República Tcheca, a Uffizi Gallery, na Itália e o Palácio de Versailles, na França.

Bora visitar, gente!  www.googleartproject.com

Nenhum comentário: