Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Blog Mural estreia na Folha.com com notícias da periferia de SP

A Folha.com passa a hospedar hoje o blog Mural, embrião de uma agência de notícias da periferia da Grande São Paulo e arredores.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Com mais de 50 blogueiros voluntários, que formam uma rede de correspondentes comunitários, o Mural pode ser acessado em http://mural.folha.blog.uol.com.br.

O blog nasceu de um projeto de Bruno Garcez, 38, jornalista licenciado da BBC Brasil. Com uma bolsa da Fundação Knight, oferecida pelo ICFJ (International Center for Journalists), ele coordenou três turmas de estudos sobre jornalismo cidadão, entre junho e novembro.

Entre as atividades, houve oficinas de técnicas jornalísticas e também discussões sobre a abordagem de temas da periferia pela imprensa.

Parte dos participantes dessas turmas forma o grupo de correspondentes comunitários --que têm de 18 a mais de 50 anos. Os blogueiros são de bairros como Capão Redondo, Jardim Ângela, Penha, Guaianazes e Cidade Tiradentes.

Muitos são estudantes de jornalismo que entraram na universidade pelo ProUni (o programa federal que dá bolsas a estudantes) e vêm de bairros como Itaim Paulista (zona leste), Capão Redondo e Jardim Ângela (zona sul).

"Os blogueiros não querem escrever só sobre violência e projetos sociais. Querem também mostrar a festa de reggae e dub, a obra de arte, um líder que faz seu trabalho importante na região, mas em silêncio", diz Garcez.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Lançamento do documentário "Tudo Junto e Misturado" dia 14/11

Acontece no dia 14/11, às 13h, no CEU Lajeado, o lançamento do documentário "Tudo Junto e Misturado", realizado por alunos de oficinas de audiovisual promovidas em parceria pela WEBTVCT - GEC Tio Pac - e o CENPEC.


Virada Esportiva 2010

A Virada Esportiva é uma realização da Prefeitura da Cidade de São Paulo com o apoio do Governo do Estado, Sabesp e São Paulo Turismo e foi criada no ano de 2007. O projeto nasceu do conceito da Virada Cultural, mas com o objetivo de levar aos paulistanos 24 horas ininterruptas de atividades esportivas, recreativas e de lazer. Pesquisas realizadas mostram que no final de semana de um evento como esse, a criminalidade decresce na cidade de São Paulo, evidenciando que o esporte tem força para superar problemas sociais.

A cada edição, a organização supera o número de eventos e de pessoas beneficiadas pelo projeto. Em 2007 um milhão de pessoas participaram, em 2008 dois milhões e em 2009 três milhões. Além disso, o intuito é levar programações variadas para todas as regiões da cidade, porem, centralizando alguns eventos pontuais na região central, devido ao fácil acesso.

Confira a programação para a sua região AQUI
 

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

A cantora Norah Jones se apresenta no Parque da Independência neste domingo 14/11

Texto: Giselle Vergna               Imagem: www.catracalivre.com.br
E lá vem ela, com sua voz doce, para acariciar os nossos ouvidos cansados da poluição sonora do dia-à-dia em São Paulo,  e sabe o que é ainda melhor? 
-É de graça-

Vai rolar nesse domingo, 14 de novembro às 16h00, o show da cantora Norah Jones no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. 

Para quem não sabe de quem se trata, a cantora norte-americana, se consagrou em 2002 com  hit e também nome do álbum de estréia na carreira solo "Come Away With Me". Album este que, lhe rendeu a vendagem de 20 milhões de cópias, e 5 prêmios Grammy Awards no ano. E ela não só canta e encanta. É também compositora, pianista, tecladista, guitarrista e atriz. Ou seja, uma artista completa.

Vale a pena levar: seu par para dançar, namorar, ou a família e amigos para curtir uma deliciosa tarde de domingo ao som da boa música de Norah Jones. O que não vale a pena levar: objetos cortantes ou perfurantes, latas, garrafas, guarda-chuva, armas, fogos de artifício, etc, pois não será permitida a entrada com tais objetos.

Anota aí:

NORAH JOHNES
14/11 às 16h00
Parque da Independência
Av. Nazareth, s/n - Ipiranga - Sul. Telefone: (11) 2273-7250.


Obs* Entrada para o show somente pela Rua dos Patriotas

Terceira edição do Vira Cultura apresenta 35 horas de programação cultural grátis


Atenção, programe-se: nos dias 27 e 28 de novembro, acontece em São Paulo a terceira edição do Vira Cultura. São 35 horas com mais de 80 atrações gratuitas na Livraria Cultura do Conjunto Nacional.

(Redação Catraca Livre em 10/11/2010)
A Livraria Cultura, em parceria com a agência Aktuell, realiza a terceira edição do Vira Cultura. O projeto ocupa a unidade do Conjunto Nacional durante 35 horas ininterruptas: começa às 9h do sábado, 27 de novembro, e termina às 20h do domingo, 28 de novembro, com uma programação inteiramente gratuita.

As atividades ocorrem ainda nos corredores da própria galeria, no Cine Livraria Cultura e na Academia Bio Ritmo (unidade Paulista). Para participar das atividades é necessário retirar senha (uma por pessoa) antes do início de cada evento, no local onde será realizado.

O Vira Cultura abre espaço para apresentação de novos artistas, refletindo a respeito de movimentos culturais que apontam para o futuro. A edição 2010 traz palestras, debates, bate-papos, aulas de street dance, ioga, pocket shows, apresentações de DJs, sessões de autógrafos, espetáculos teatrais, oficinas, mostra de cinema e exposição de fotografias.

As atrações estão imperdíveis. Confira a programação completa no site da Livraria Cultura

de 27 (Sáb) a 28/11 (Dom) das 09:00 às 20:00   

Livraria Cultura - Conjunto Nacional 
http://www.livrariacultura.com.br
Av. Paulista, 2073 - Consolação - Oeste.
(11) 3170-4033



terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ainda dá tempo! Últimos dias para curtir a 5º Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas

Está acontecendo desde o dia 05, e vai até o dia 14 de Novembro de 2010, apresentações gratuitas de 22 grupos de teatro de rua de todo o Brasil.

A Mostra de Teatro de Rua Lino Rojas, já faz parte do calendário cultural de São Paulo. Ela nasce do desejo do Movimento de Teatro de Rua de São Paulo, levar ao conhecimento público os grupos que pesquisam e trabalham com esta linguagem e oferecer uma programação gratuita, diversificada e de qualidade, de maneira a contribuir com a difusão e a valorização do fazer teatral em espaços públicos abertos.

Os seminários e encontros que ocorrem durante a Mostra têm como principal objetivo unir os fazedores de teatro de rua, principalmente aqueles ligados às manifestações da arte popular. Neste processo de união e discussão, os grupos participantes reforçam suas identidades, seus elos profissionais, priorizando, sobretudo, temas concernentes à prática do teatro de rua e de seus aspectos: histórico, social, técnico, estético, organizacional, bem como sobre seus modos de produção e posicionamento quanto às políticas públicas de cultura
 
Confira a programação completa aqui: http://mtrsaopaulo.blogspot.com/
 

Curso gratuito de direção cinematográfica no Cine Galpão

A Rede Catraca Livre, com o apoio do Instituto Pinheiro, vai promover um curso gratuito de direção cinematográfica no Cine Galpão em Janeiro e Fevereiro de 2011. Os alunos poderão conhecer as diversas etapas do processo de produção de um filme em aulas teóricas e práticas e desenvolver um projeto audiovisual ao final do curso. Não é necessário ter experiência em produção cinematográfica. A seleção será feita de acordo com o interesse do candidato em realizar projetos audiovisuais. Além da publicação da produção na Rede Catraca Livre, haverá exibição aberta no ultimo dia de aula para participantes e convidados.

Processo Seletivo

A equipe do Cine Galpão, em parceria com a Rede Catraca Livre, vai selecionar um grupo de 15 alunos para o curso a partir das fichas de inscrição enviadas pelos candidatos. Não é necessário ter experiência em produção cinematográfica. A seleção será feita de acordo com o interesse do candidato em realizar projetos audiovisuais e análise de curriculo. Ao fazer a inscrição, o candidato deve estar comprometido com as datas e horários do curso. As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de Dezembro.
 
Para maiores informações, clique aqui
 
fonte: www.catracalivre.com.br

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

4º Festival Paulista de Circo

O Festival Paulista de Circo é um projeto da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Limeira, a Cooperativa Paulista de Circo e co-produção da APAA – Associação Paulista dos Amigos da Arte. O objetivo é levar ao público de todo o estado a diversidade de linguagem do circo atual e resgatar sua tradição.

O festival também estimulará o intercâmbio entre os diferentes grupos circenses da capital e de outras cidades do estado, possibilitando a troca de experiências e formação profissional de artistas mais jovens. A programação traz desde grandes espetáculos, passando por números de rua, brincadeiras, até atividades de formação profissional para artistas por meio de palestras e oficinas.

Em 2010, o Festival Paulista de Circo aconteceu entre 7 e 11 de abril, ofereceu 128 atividades e atraiu um público de 38mil pessoas.
 
No ano de 2011, o evento será realizado entre Março e Abril, e os interessados em participar da programação do Festival podem enviar material para o processo seletivo, aberto até o dia 16 de novembro de 2010.
 
SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA
 
Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural – UFDPC
“4° Festival Paulista de Circo_2011” - A/C JOANA GIANNELLA

Endereço: Rua Mauá, 51, 2° andar, sala 207
Estação Julio Prestes – Luz
São Paulo - SP
CEP: 01028-900

Para mais informações ou dúvidas: 11- 2627-8262

fonte: www.cultura.sp.gov.br