Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Coletivo 5 Zonas apresenta a exposição SOLTE OS BICHOS no Centro Cultural da Juventude.

O Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso abrigará à partir desta sexta-feira, 01/10 a exposição "Solte Os Bichos, organizada pelo Coletivo 5 Zonas.

A exposição tem como foco a "liberdade" para discutir questões como preconceitos, pressão psicológica, grades físicas e gaiolas reais ou imaginárias. Os artistas utilizarão paredes e telas como suporte para suas pinturas. Com: Eve 14, Hope, Sow, Tota e Credo que é o artista representante do bairro Cidade Tiradentes no Coletivo 5 Zonas.

Confira a programação no e-flyer, clicando para ampliar:


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

CULTURA NOS PARQUES - Confira a programação de outrubro.

PARQUE VILA DO RODEIO
Rua Igarapé da Bela Aurora, 342 - Cidade Tiradentes



Sábado, Dia 09 as 15 horas

COMIDA DOS ASTROS [Teatro]
Com humor refinado e teatralidade original, o grupo busca influências na música, TV, culinária e imitação. Os já célebres pout-porris de paródias musicais fazem agora parte da programação de uma rádio e, na estética da “Gastropofagia”, assuntos como atualidades, celebridades e política são ingredientes para este banquete.

Domingo, Dia 17 as 15 horas

CIRCO VOX - Arruaça [Circo]
Espetáculo de circo-teatro baseado totalmente em improvisações, no qual os clowns modernos Bobi e Judite, aproveitam cada gesto, cada comentário da plateia para encaixar uma figura acrobática, truque ou uma piada nova.


PARQUE SANTO DIAS
Rua Jasmim da Beirada, 71 - Capão Redondo

Domingo, Dia 10 as 15 horas

OMSTRAB – Diário de Viagem [Dança]
Este novo trabalho do OMSTRAB mistura ficção e realidade num espetáculo de Dança Contemporânea e Musica especialmente composta e executada ao Vivo. As imagens do espetáculo percorrem situações vividas pelo Núcleo em viagens pelo Brasil e por países de três continentes, através de depoimentos dos artistas e situações cênicas que abordam a Percepção Espacial do Tempo traduzida em Movimento.



Domingo, Dia 24 as 15 horas

PARLAPATÕES - Parlapatões Clássicos do Circo [Circo]
Um espetáculo que reúne alguns dos mais divertidos números cômicos e circenses de diversos espetáculos da trajetória de dezoito anos dos Parlapatões. Um grande show de variedades que festeja o repertório do grupo em números para crianças, mas que também divertem os adultos.



PARQUE DO CARMO
Av Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera

Sábado, Dia 16 as 15 horas

PIA FRAUS – Bichos do Brasil [Teatro] Um lindo espetáculo que retrata a riqueza da fauna brasileira através de mais de 50 bonecos feitos a partir de materiais naturais, que ganham novo tratamento e cores diversas, buscando dar uma abordagem contemporânea a elementos rústicos e bonecos infláveis gigantes. Espetáculo que já foi apresentado em nove países (Argentina, Espanha, EUA, Venezuela, Bolivia, Italia, Colombia, Chile e Holanda) e em diversos estados brasileiros, tendo realizado até hoje mais de 800 apresentações.



PARQUE RAUL SEIXAS
Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Cj José Bonifácio/ Itaquera

Sábado, Dia 23 as 15 horas

TRIO VIRGULINO [Música]
Formado por Enok Virgulino (sanfona), Adelmo Nascimento (triângulo) e Roberto Pinheiro (zabumba), o TRIO VIRGULINO faz parte da história do forró. Com 29 anos de carreira foram os responsáveis pelo resgate do ritmo tipicamente Brasileiro: O forró pé de serra. Fazem em média 20 apresentações por mês, e já contaram com participações ilustres de Caetano Veloso, Elba Ramalho, Moraes Moreira, Dominguinhos e Osvaldinho do Acordeom. Já se apresentaram em vários países, sempre com a bandeira do legítimo forró herdado de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e outros mestres. Ninguém consegue ficar parado com os forrós, xotes e arrastapés em performances pra lá de animadas.



Classificação Indicativa de todos os espetáculos: Livre

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Orquestra Jovem do Estado se apresenta na Cidade Tiradentes em outubro.

Quem abre a programação de Outubro do Centro Cultural Arte em Construção é a Orquestra Jovem do Estado Sob a regência de João Maurício Galindo e Mauro Wrona.
A Orquestra Jovem do Estado, formada por bolsistas da Universidade Livre de Música, do Centro Tom Jobim, uma Organização Social da Cultura ligada à Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, apresenta composições de Johannes Brahms e Johann Straus Jr., entre outros com regência do maestro convidado Martin Tuksa.

Serão interpretadas obras, como: Concerto para Violino e Orquestra em Ré maior, Op.77(Johannes Brahms), solista: Martin Tuksa e O Morcego (Johann Straus Jr.).

Formada por 70 músicos e ligada à Tom Jobim – Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), a Orquestra Jovem do Estado é uma das raras orquestras brasileiras dedicadas à experimentação musical para estudantes. Sob direção do maestro João Maurício Galindo, o grupo oferece aos jovens uma experiência fundamental para a formação musical. Fundada em 1979, a Orquestra Jovem do Estado representou o Brasil no 2° Encontro Latino Americano de Orquestras Juvenis, realizado na Argentina, e foi responsável por apresentações brasileiras de primeiras audições de obras de Dvorák e Händel. Atualmente, tem se apresentado com solistas de renome como Antonio Del Claro, Cláudio Cruz, Gilberto Tinetti, Marcelo Jaffé, Gretchen Miller, Adélia Issa, Céline Imbert, entre outros.


Sábado (02/10), às 17h

“Grupos Jovens concertos de outubro”
Direção:João Maurício Galindo
Regente convidado: Mauro Wrona
Regente Titular: João Maurício Galindo

Elenco: 70 músicos e alguns solistas de renome como Antonio Del Claro, Cláudio Cruz, Gilberto Tinetti, Marcelo Jaffé, Gretchen Miller, Adélia Issa, Céline Imbert, entre outros.

Duração: 75 minutos (aproximadamente)…

Classificação etária: Livre*

*A classificação etária é livre, porém, menores de 12 anos entram somente acompanhados de seus respectivos responsáveis.

Teatro Ventre de Lona (135 lugares)
Centro Cultural Arte em Construção – Instituto Pombas Urbanas
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste / SP

www.pombasurbanas.org.br

Entrada Gratuita – Retirar ingresso com 1 hora de antecedência ou reservas pelo 11 2285-7758

domingo, 26 de setembro de 2010

Sintonia do Axé - a metamorfose que cresceu na Cidade Tiradentes

por Luh Sunshine


Como diz a música: “Rebolation é bom, bom, rebolation é bom, bom, bom!” Não é a toa que o “Parangolé”, antes de bombar com o seu hit, existiam grupos devotos de axé formados por jovens da periferia, que honram sua tradição. Andando pela Tiradentes City, encontrei, por acaso, os integrantes do “Sintonia do Axé”.

Formado em 2004, começou com uma brincadeira entre amigos. “Antes, eu não curtia o axé, porque não era legal um homem dançar axé. Só que o Renato (integrante e responsável do grupo), já manjava da dança”, comenta Johnny Bruno, de 20 anos e integrante do grupo. “Uma vez fomos à casa do Jabson e do Carlos (amigos do Bruno e Renato), pra tirar sarro dos caras que dançavam axé por aí. A brincadeira ficou tão séria, que muito depois, fizemos nossa primeira apresentação”, explica empolgado. Veja os lugares que se apresentaram aqui na Cidade Tiradentes: EE. Oswaldo Aranha, EE. Dep.Fernando Mauro (conhecido como Buracão), CEU Jambeiro (Guaianazes); e em programas de TV, como no canal 21 o antigo programa “Amigos do Forró”, entre alguns outros. Até hoje, contagiam a galera com as micaretas por aí afora.


Com o prestígio dos fãs, o grupo sempre acreditou no reconhecimento. Eles sonham com a gravação do seu 1°DVD, e até mesmo montar uma academia. Mas, “nem tudo é rosas”, pois sofrem com o preconceito. Principalmente os garotos que dançam. “Ainda existe gente que não gosta de homens que dançam axé. Mas temos amor pelo que fazemos, e vamos dar a volta por cima”, desabafa Renato, de 20 anos.

Com nova formação, os novos integrantes são: Marcela, de 19, a são-paulina Juliana, de 19, a corintiana Cintia, de 21, e os veteranos citados Bruno e Renato, Álvaro, de 23, e Luciana, de 23 (por serem os mais velhos, já são os anciões do axé, he he!)

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"O Tribunal da Santa Ignorância" com a Cia do Escândalo no Teatro Ventre de Lona

No sábado (25), às 19h, a Cia do Escândalo apresenta o espetáculo “O Tribunal da Santa Ignorância” no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100), sede do grupo Pombas Urbanas no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, com apresentação gratuita.

Moda, religião e televisão são alguns dos elementos da cultura pop presentes na trama, que apresenta um tribunal às avessas onde Cristaud I, Franz e Clarice, funcionários públicos e impublicáveis, mandam e desmandam, julgam e condenam um banco de ilustres réus: a Moda, personificada pelo estilista Alexander Bregovitch; as igrejas dos neo-sacerdotes eletrônicos, que gravam CDs e DVDs, enchem estádios em encontros religiosos e compram cinemas, estações de rádio e de TV; e a Televisão, grande instrumento da alienação social.

Em seus julgamentos, o Tribunal desperta a suspeita da Justiça da Santa Ignorância, que faz uma intervenção por meio de duas promotoras: Frida e Simone, e, mais tarde, a juíza suprema Lilith. Cristaud I é levado de juiz a réu e é julgado em seu próprio tribunal.

E espetáculo trata do tema da manipulação do povo pelos meios de comunicação (televisão, rádio, jornais, internet etc) por meio de suas respectivas mensagens. O tema é abordado ironicamente e com muito humor, sem fazer referências diretas a nenhum veículo em particular. O objetivo é fazer com que o público reflita sobre como aceita as mensagens enviadas pela mídia de maneira passiva e sem reflexão.

“O Tribunal da Santa Ignorância” foi montado pela Cia do Escândalo em 1998 e se tornou um divisor de águas para o grupo ingressar no profissionalismo. O objetivo era refletir sobre a manipulação da massa pelos meios. A remontagem do espetáculo é parte das comemorações dos 15 anos de atividade do grupo.

SERVIÇO

Sábado (25/9), às 19h
“O Tribunal da Santa Ignorância”, com Cia do Escândalo
Texto e Direção: Manoel Mesquita Junior
Elenco: Alessandra Galindo, Adriana Mathias, Carol Ferraz, Dani Anjos, Erich Sant’anna, Fabio Sassaki, Meyson, Rodrigo Romão, Leandra Clair e Rui Longo
Duração: 90 minutos
Classificação etária: 14 anos

Teatro Ventre de Lona (135 lugares)
Centro Cultural Arte em Construção – Instituto Pombas Urbanas
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste / SP
www.pombasurbanas.org.br
Entrada Gratuita – Retirar ingresso com 1 hora de antecedência ou reservas pelo 11 2285-7758

Mais informações:
Ellen Rio Branco / Renata Margareth(Pombas Urbanas)
11 2282-3801 / 9631-1953
comunicacao@pombasurbanas.com.br

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Refletindo com Veríssimo...

QUEM SOU EU?  

Nesta altura da vida já não sei mais quem sou...
Vejam só que dilema!!!
Na ficha da loja sou CLIENTE, no restaurante FREGUÊS, quando alugo uma casa INQUILINO, na condução PASSAGEIRO, nos correios REMETENTE, no supermercado CONSUMIDOR.
Para a Receita Federal CONTRIBUINTE, se vendo algo importado CONTRABANDISTA. Se revendo algo, sou  MUAMBEIRO, se o carnê tá com o prazo vencido INADIMPLENTE, se não pago imposto SONEGADOR. Para votar ELEITOR, mas em comícios MASSA , em viagens TURISTA , na rua caminhando PEDESTRE, se sou atropelado ACIDENTADO, no hospital PACIENTE. Nos jornais viro
VÍTIMA, se compro um livro LEITOR, se ouço rádio OUVINTE. Para o Ibope ESPECTADOR, para apresentador de televisão TELESPECTADOR, no campo de futebol TORCEDOR.
Se sou corintiano, SOFREDOR. Agora, já virei GALERA. (se trabalho na ANATEL , sou COLABORADOR ) e, quando morrer... uns dirão... FINADO, outros... DEFUNTO, para outros... EXTINTO , para o povão... PRESUNTO... Em certos círculos espiritualistas serei... DESENCARNADO, evangélicos dirão que fui... ARREBATADO...


E o pior de tudo é que para todo governante sou apenas um IMBECIL !!! E pensar que um dia já fui mais EU

 
Luiz Fernando Veríssimo.

Cidade Tiradentes e as eleições 2010.

Por Giselle Vergna

Estamos a poucos dias das eleições, e aqui em Cidade Tiradentes (zona leste de São Paulo), tenho notado as pessoas desanimadas com a política, de um modo geral. O assunto mais comentado nas ruas do bairro é sobre a candidatura de Francisco Everardo Oliveira Silva de 45 anos. Você não sabe quem é? Isto não é nenhuma surpresa para mim!

Confesso que, se eu ouvisse este nome por ai, pensaria ser mais um candidato igual a qualquer outro. E com certeza, se eu o visse na rua, sem os apetrechos  coloridos que ele costuma usar,  não o reconheceria. Pois bem, o candidato em questão ficou conhecido como Tiririca nos quatro cantos do país ao emplacar em 1996, a música “Florentina Florentina”.
Tiririca é candidato a deputado federal pelo Partido da República (PR). Sabe apenas ler e escrever, diz que não tem idéia do que faz um deputado federal. Ele se auto entitula “o abestado”, e, pasmem: seu slogan de campanha já é considerado um dos mais repetidos pelos eleitores. “Vote no Tiririca, pior que tá, num fica!”

Foi a primeira resposta que ouvi de da dona de casa Rosangela M. S. Heyek, de 41 anos. Ao questioná-la sobre como ela está encarando as eleições 2010. Rosangela, ainda rindo de sua resposta, me confessou: " Estou perdendo a fé na política,  nas eleições e no governo. Toda eleição é a mesma ladaínha. Eles prometem  de tudo, se elegem e depois se esquecem das promessas que fizeram. A saúde não é a maravilha que mostram no horário político. Aqui no bairro, estão construindo cada vez mais prédios para as pessoas virem morar. Mas estão se esquecendo da infraestrutura como a ampliação do transporte, por exemplo". Rosangela reclamou também da educação: " Minha filha Fernanda, de 14 anos, foi fazer uma prova recentemente para o processo seletivo na escola Objetivo e foi muito mal na prova. Ela me disse que caíram questões sobre as quais ela não aprendeu na escola pública onde estudou".

Outro depoimento que me chocou, e já começou com a frase categórica: "Odeio política!", foi o depoimento de Johnny F. Gomes de 21 anos, Professor de Desenho: "Tenho título de eleitor desde os 16 anos e desde então, voto em branco ou anulo. Não voto em ninguém, porque acho que isso é uma forma do governo lucrar às custas do povo. Enquanto uns candidatos ficam trocando acusações e contando mentidas na propaganda eleitoral, outros fazem palhaçadas para zoar com a nossa cara. Tudo isso é uma palhaçada, nunca muda, só piora".  Mas você não acha que votando em branco ou nulo, você acaba contribuindo para que situação piore? "Não é o meu voto que vai fazer a diferença, meu voto não vai mudar nada, não vai fazer falta!

Já Eduardo Marinho, 26 anos, Escritor de Graffiti, e conhecido no bairro como "Credo", me disse que está cansado de ouvir os mesmos assuntos nas propagandas políticas. "As promessas não mudam. Saúde, educação, transporte, trânsito, habitação não deveriam mais ser abordados em suas propostas, porque estes itens são básicos a que a população têm direito, e obrigação de todos os governantes. Sobre isso, não deve-se mais discutir, e sim, fazer e pronto! Quero ver mais propostas para os esportes, lazer e para a cultura, que são quesitos nos quais eu acredito contribuírem muito para o  crescimento pessoal do indivíduo, além de expandir seus horizontes".

Considerando todas as abordagens que fiz aos moradores da Cidade Tiradentes durante esta semana, concluí que a maioria dos eleitores se mostram indiferentes ao que é discutido no horário político ou em debates entre os candidatos. Separei esses três depoimentos acima porque, mesmo os três sendo relativamente parecidos, pelo menos eu consegui prendê-los por alguns minutos durante a entrevista e até desenvolver uma conversa. Enquanto que a maioria das pessoas que abordei, me deixaram falando já na primeira pergunta, dizendo: "Política não é comigo!"

Acredito que esse comportamento da população, de apatia às questões políticas já vem se arrastando há alguns anos. E o fato de um palhaço abestado que também é mágico, mesmo só sabendo ler e escrever, estar disputando o cargo de deputado federal, contribuiu ainda mais para o povo fechar os olhos, virar as costas para a política e fingir que está tudo bem.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Carreta Cultural - Música no palco sobre rodas.

A Subprefeitura da Cidade Tiradentes promove neste domingo, 19/09, mais uma edição da  "Carreta Cultural" para a galera.







O projeto, iniciado em 2008, é uma iniciativa da Supervisão de Cultura da Subprefeitura da Cidade Tiradentes, e conta com um palco para shows musicais adaptado em um caminhão baú.  O objetivo da  Subprefeitura é o de trazer mais opções de entretenimento aos moradores, sem ter que sair do bairro, e uma ótima  maneira dos músicos divulgarem seu trabalho e transformar os eventos em grandes festas culturais na comunidade.

Anota aí:

O que?
Show musical

Onde?
Praça do Terminal Cid. Tiradentes 
Em frente ao Supermercado Compre Bem

Quando?
Domingo, 19/09 das 13h00 às 21h00

Quem?

MOSKOLEVÔ

SANAR

SAMBA 7

JULLY FARIAS

PANTERA BLACK E GRANADA GANGZTA

STREET DANCE

BOND T N T  OS MLK'S DINAMIT'S

MC WÁ E OS RELIKIA'S

MC THA'AH E AS SAPEKINHAS

MC JÉ BOLADO E OS DIG DIN'S

MC JUNINHO JR

MC MATHEUS

MC PIVETE E NI DA ZL E LOS DANADOS

MC WESLLEY

MC BONILHA E NOBRU DA CT E LOS DANADOS

MC's Maguila e Wesley , Part especial. MC Cleberson

MC DEDE

 


 

  
Não fique de fora dessa festa, venha curtir um domingo de muita música na praça!

Eleições 2010 - VOCÊ SABE QUEM É O CANDIDATO EM QUEM VOCÊ VAI VOTAR?

Por: Giselle Vergna
No dia 03 de outubro voltaremos às urnas para eleger um novo presidente, governador, senador, deputado federal e estadual. Talvez você já tenha escolhido seus candidatos, mas a questão é: Você  realmente conhece os candidatos em quem vai votar?





 
Comentários do tipo: "Brasileiros têm memória curta na hora de votar" ,se tornam verdadeiros quando observamos candidatos que, apesar de estarem envolvidos direta ou indiretamente  em corrupção, se elegem novamente. - Que candidatos corruptos tenham a cara de pau de se candidatarem novamente a qualquer cargo do governo, é até compreensível. Mas o povo votar neste mesmo candidato e o eleger, ah, isso eu não entendo de jeito nenhum! -. Nós temos o poder de decidir o futuro do país nas nossas mãos, no entando, parte dos brasileiros desperdiçam essa chance quando na fila do colégio eleitoral, recolhem do chão, uma  folhinha de propaganda de um candidato qualquer, e votam nele. (como já vi acontecer em várias eleições)

A verdade é que não temos a cultura de pesquisar sobre a vida política dos nossos candidatos. Saber quem ele foi, o que já fez, com quem esteve envolvido, qual a plataforma de propostas para seu mandato. A maioria dos eleitores atem-se à propaganda eleitoral exibida gratuita e obrigatóriamente na tv, onde  vemos apenas "propagandas publicitárias", trocas de acusações e ataques entre os cadidatos, sem contar que nestas eleições, a comédia foi adicionada ao horário político. - Abram os olhos, minha gente. A coisa pode ficar pior do que está, sim!

Outra questão a se considerar: Não podemos nos deixar seduzir por propostas utópicas de governo, temos que ser coerentes com a realidade do país. Nenhum presidente será capaz de tornar o Brasil "perfeito" em apenas um mandato (4 anos). Isto acontecerá consequentemente à uma sucessão de governantes honestos, competentes e comprometidos com o desenvolvimento/crescimento da nação, não com suas conveniências pessoais, familiares e "classe social" como quase sempre vemos acontecer.

Então, se você não se lembra em quem votou nas eleições anteriores, passe a prestar bastante atenção, pois este mesmo candidato pode ser o responsável por seus filhos não estarem na escola, você não ter emprego ou moradia, a rua onde você mora não ter luz, água encanada ou saneamento básico. A maioria dos candidatos que vão à sua porta pedir voto, após se elegerem, simplesmente esquecem que você existe. Pense bem na hora de apertar o botão "CONFIRMA", para não jogar seu voto no lixo!


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Flash Mob no 'Dia Mundial Sem Carro' - Vamos Participar?

Alguém se lembra da publicação sobre flash mobs feita aqui no blog? Pois então, chegou a hora da gente participar de um. O que vocês acham? 

Marque presença nesse 3º Flash Mob e venha dar um rolê sem carro com a gente! Dia 22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro e você também estará nessa, anote aí:

Mega-encontro na Praça do Ciclista (cruzamento da Av. Paulista X Rua Bela Cintra), às 18h, todos juntos e sem carro! Traga sua bike, seu patins, patinete, skate, (venha a pé!), o importante é deixar o carro em casa e caminhar com a gente até a Praça Oswaldo Cruz, em frente do Shopping Paulista.

Será um passeio divertido, um protesto pacífico para mostrar a todo mundo que é possível, sim, chegar aonde a gente quer sem carro. Não se preocupe com a roupa, vale terno e gravata ou salto alto, o importante é você junto nesse percurso com a gente. Aliás, quanto mais social você estiver, maior será o contraste, queremos ciclistas e skatistas engravatados, Flash Mob é isso aí!

fonte: http://www.swu.com.br/

terça-feira, 14 de setembro de 2010

1º Fórum de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo no Centro Cultural Arte em Construção


Como parte da programação do 3º Encontro Comunitário de Teatro Jovem, que está acontecendo desde o dia 11 no Centro Cultural e conta com a participação de 10 grupos de teatro, workshops, apresentação de espetáculos e intercâmbios artísticos, o Fórum conta com a presença de representantes de sólida experiência na realização de projetos de arte e teatro para a transformação social e representantes de grupos jovens, que cada vez mais reafirmam a importância do Teatro Comunitário e expõem a necessidade de apoios que deem subsídios à essa efervescente produção.

Para discutir qual o papel do Estado para o desenvolvimento do jovem e do teatro nas comunidades, a mesa conta com as convidadas: Maria do Rosário Ramalho (Secretaria Municipal de Cultura); Débora Marçal (Capulanas Cia de Arte Negra); Natália Siufi e Maria Gabriela D'Ambrozio (Grupo Teatral Parlendas).

Os convidados Maria Benites (Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura), Leandro Hoehne (Grupo DoBalaio) e Expedito Araújo (Gestor Cultural, Cientista Social e ator) falam sobre caminhos para consolidação de projetos de grupos jovens de teatro.

E, no último dia de Fórum, a pesquisadora brasileira Márcia Pompeo Nogueira, da Universidade de Santa Catarina, discute como o teatro em comunidade dialoga com movimentos sociais e culturais, juntamente com o diretor da Corporación Cultural Nuestra Gente e co-fundador da Rede Colombiana de Teatro em Comunidade, Jorge Blandón; o coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal e membro do Movimento Nossa Zona Leste, Tião Soares, e da paraibana Mirthya Guimarães, arte-educadora do Centro Cultural Piollin.

Após o Fórum, na sexta-feira (17), às 20h, haverá apresentação do espetáculo “Um Fura-Bucho no Reino do Risca-Faca”, com o grupo Teatro Popular Cara e Coragem (Caconde – interior de SP). E no sábado, às 16h, o espetáculo “Circo do amanhã”, com Centro Cultural Piollin (João Pessoa – PB) e, às 19h, é a vez do Grupo de Teatro Ajedrez (Medellín – Colômbia), com o espetáculo “¿Toda una vida?”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO SITE:  POMBAS URBANAS

OU AO VIVO PELA TV POMBAS

tvpombas on livestream.com. Broadcast Live Free

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tati Ivanovici manda avisar: "DO LADO DE CÁ", que...

No próximo domingo vai rolar o lançamento oficial do DoLadoDeCá, plataforma de comunicação popular que divulga os pilares da cultura periférica, na Sede da comunidade Vila Fundão, localizada no Capão Redondo, zona sul de São Paulo. A partir de 15H na R. Glenn, s/n, travessa da Av. Sabin, próximo ao metrô Capão.

Será uma grande festa!! O evento é gratuito e aberto ao público, com a finalidade de promover a cultura e o lazer, com participações de diversos artistas que representam a nossa música. Neste dia contaremos com a presença de convidados pra fazer um improviso na roda de samba: Mano Brown, Poetiza, Du Bronk’s, Pump Killa, T. Kaçula e WD do Consciência Humana.

A discotecagem ficará por conta de DJ Ajamu, DJ Borracha, Maurício DTS e DJ Zé Colméia, que levará sua MPC para fazer uma demonstração de tamborzão ao vivo. Muito hip hop, soul, disco, black music e funk carioca serão a trilha sonora deste grande encontro.

Este vídeo que você confere, mostra todas as ações positivas que a Vila Fundão desenvolve com o objetivo de promover o lazer, cultura, entretenimento pra a comunidade. Todos os projetos possuem como foco as crianças da região, pois a renda adquirida com as ações é voltada para a realização do Dia das Crianças e da Páscoa, quando são distribuídos gratuitamente brinquedos e doces para a molecada do bairro, o futuro da quebrada.



Quer saber mais? Então acesse:

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Convite aos artistas e músicos da Cidade Tiradentes

Recadinho rápido:

Neste sábado (11/09), haverá uma reunião com artistas e músicos do bairro na casa de shows Conexão Urbana, localizada na Estrada do Iguatemi, 3849 – JD. Pedra Branca às 14h00. 
O encontro acontece afim de promover uma grande conversa onde os artistas e músicos da Cidade Tiradentes possam expor as principais dificuldades em realizar e seus trabalhos artisticos aqui no bairro. Então, você que é ator, dançarino, cantor, músico, artesão, e artistas em geral, não faltem. A presença de vocês é indispensável. Dê as caras, manifeste sua opinião, faça sua solicitação, dê a sua sugestão. Só assim poderemos construir um bairro cada vez melhor.

E viva a Cidade Tiradentes!!!

A Rede de Artistas da Cidade Tiradentes toma conta da "RUA DE LAZER" Dinah Gonçalves Brandão neste Domingo dia 12/09.

Neste domingo, dia 12 de Setembro a Rede de Artista da Cidade Tiradentes dará um passo importante:
O primeiro evento cultural colaborativo nas ruas de lazer: Ruas de lazer + Cultura. A "Rua de Lazer" é uma lei criada em 1996 que possibilita que ruas de pouco transito sejam apropriadas aos domingos e feriados para atividades físicas-esportivas.
A Rede de Artistas da Cidade Tiradentes quer incorporar a cultura neste projeto e para isso realiza neste domingo o evento Ruas da Cultura. O objetivo é apropriar-se do bem comum e fortalecer as práticas artísticas locais.

Confira a programação:

MANHÃ: (9h00 - 12h00)
 
Recreação

Pintura de rosto
Tranças em cabelo
Roda de Capoeira
Oficina de produção de videos

TARDE: (13h00 - 17h00)
 
Música e Literatura

RDM
Estilo Natural
Claudia Canto
Roberto Leal
Aliança Negra
Beto Brazil
Cidade Tiradentes Street Dancers
entre outras atrações...

Endereço: Rua Dinah Gonçalves Brandão nº 1 (antiga rua 6F) Ao lado do Parque da Consciência Negra.

*Conheça a Rede de Artistas da Cidade Tiradentes no site: www.cidadetiradentes.org.br

Mais informações:
telefone de contato: (11) 2174-6840 ou  (11) 7221-5001 

NÃO PERCA!!!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Claudia Canto em entrevista no programa "Provocações" na TV Cultura

Antônio Abujamra entrevista a escritora e jornalista Cláudia Canto. Ela nasceu no extremo leste da cidade de São Paulo, no bairro Cidade Tiradentes, região que abriga cerca de 300 mil habitantes. Estudou jornalismo, mas não se contentou em ser mais uma na periferia. “Fui pra Portugal. Eu falei: chega dessa cultura mesquinha”.  
Cláudia Canto conta que uma negra brasileira é muito assediada por estrangeiros e que recebeu convites para se prostituir, mas acabou como doméstica em um palácio. "Eu fiquei praticamente em cárcere privado em Portugal trabalhando como empregada doméstica já que eu não tinha opção (...) e foi aí que nasceu o meu primeiro livro".
De volta ao Brasil, lançou mais três livros, um deles é o “Bem-vindo ao mundo dos raros contos e crônicas de uma psiquiatria”. Quando questionada se o livro vendeu bem, ela respondeu: “Nada, mas esgotou. Porque eu fiz uma tiragem limitada”. Em seu último livro, intitulado “Cidade Tiradentes, de menina a mulher”, Cláudia busca abordar temas como drogas, gravidez precoce, ONGs, e não recorrer à visão antropológica e geográfica do bairro. "Pra mim, a Cidade Tiradentes é uma negra como eu".

Durante todo o programa, a entrevista de Cláudia Canto é complementada com trechos das entrevistas de outros escritores da periferia que foram exibidas durante esses 10 anos de Provocações. Eles são: Binho, Ferréz, Sérgio Vaz, Nilson Hernandes, Alexandre Buzo e Sacolinha.

Para quem não assistiu, fique ligado; o programa será reprisado de quinta para sexta (9/9) à 1h30 da manhã.

Fotos: Jair Bertolucci CEDOC FPA
Fonte: www.tvcultura.com.br

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Alterações na programação do 3º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo.

Olá queridos!

Recadinho rapidinho, só pra avisar que houveram algumas alterações na programação do 3º Encontro Comunitário de Teatro Jovem que será realizado pelo Instituto Pombas Urbanas no Centro Cultural Arte em Construção.

Pra ficar por dentro, é só acessar o blog: 

Hoje 03/09 Pré-estréia de "A CRIATURA" no Espaço SObrevento.

O N3 - núcleo artístico formado pelos grupos Teatro Por Um Triz, Teatro de La Plaza e Cia Patética convida para a pré-estréia de "A CRIATURA" no dia 3 de setembro, às 20h, no Espaço Sobrevento.

A peça fica em cartaz até 19 de setembro, sextas e sábados, 20h, e domingos, 19h, com ENTRADA FRANCA, graças ao apoio do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo.

A CRIATURA é um espetáculo de terror cômico-musical, destinado a adultos, que, ao longo de 13 quadros, propõe uma reflexão sobre os mitos da criação. Partindo de nossa particular cosmogonia sobre as origens da vida, passando pelo mito judaico do Golem, e chegando à obsessão do ser humano de criar vida à sua imagem e semelhança, que nos leva à fabricação de autômatos, Frankensteins, clones ou andróides, ou até a modificação dos nossos próprios corpos em desesperados intentos de nos igualarmos aos deuses.

O Espaço Sobrevento fica na Rua Coronel Albino Bairão, 42, a duas quadras do Metrô Bresser-Mooca. Informações: (11) 3399-3589.

O SOBREVENTO é um núcleo da Cooperativa Paulista de Teatro

Visite a página em http://www.sobrevento.com.br

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Começa neste sábado 04/09 o "CULTURA NOS PARQUES". Confira a programação de setembro.

Espetáculos de música, dança, teatro e circo em quatro parques da cidade de São Paulo. E mesmo assim você vai ficar enfurnado em casa, jogado no sofá assistindo TV???
 clique na imagem para ampliá-la
TODOS OS EVENTOS SÃO GRATUITOS / CLASSIFICAÇÃO LIVRE

PARQUE VILA DO RODEIO
Rua Igarapé da Bela Aurora, 342 - Cidade Tiradentes


Sábado, Dia 04 as 15 horas
CIA DE ARTES DO BAQUE BOLADO - Cores, Tambores e Crenças [Música]
Tambores de Maracatu de Baque Virado e Djembes de origem africana, ritmos do Candomblé, misturados ao Funk americano resultando em uma sonoridade forte e única. A Dança funde elementos vivos da cultura tradicional brasileira a pesquisa do grupo que se iniciou há 13 anos.

Domingo, Dia 19 as 15 horas

VIVENDO DO ÓCIO [Música]
Misturando referências de bandas clássicas e modernas do rock, o grupo – formado a partir da reunião despretensiosa de amigos no Centro Histórico de Salvador - cria um som diferenciado, que rapidamente partiu da Bahia para conquistar os demais estados do país. Neste show, os músicos apresentam as canções do álbum de estréia, “Nem Sempre Tão Normal”.

PARQUE DO CARMO
Av Afonso de Sampaio e Souza, 951 – Itaquera


Sábado, Dia 11 as 15 horas
CIA MARIANA MUNIZ - Parangolés [Dança]
O espetáculo é resultado do cruzamento do conceito parangolé, da obra do artista plástico brasileiro Hélio Oiticica com a dança contemporânea. Investigando as possibilidades de conexões expressivas entre palavra e movimento, surgiu esta iniciativa, que uni samba, poesia e dança.

Sábado, Dia 25 as 14 horas
NICOLAS KRASSIK TRIO [Música]
O violinista francês Nicolas Krassik, radicado no Brasil desde 2001, descobriu a música brasileira em eventos realizados em Paris. Chegando ao Rio de Janeiro, teve imediato contato com o Samba, o Choro, o Forró, no bairro da Lapa, tocando com grandes artistas brasileiros. Neste show fará um apanhado do seus quatro CDs acompanhado por Nando Duarte (Violão de 7 cordas) e Carlos Cesar (percussão).

PARQUE RAUL SEIXAS
Rua Murmúrios da Tarde, 211 - Cj José Bonifácio/ Itaquera

Domingo, Dia 26 as 15 horas
CIRCO TEATRO DO TUBINHO - O Elefantinho que caiu do rabo do Cometa [Teatro]
No circo de “Don Bigodon”, o elefante simplesmente desapareceu e um elefantinho de outro planeta caiu do céu, e está sendo a maior atração do espetáculo, porém o mágico Ali-Kan-Kan não está gostando de perder o posto de atração principal do circo e tem um plano para sumir com o elefantinho Naninho. Um divertido espetáculo para toda a família!

Domingo, Dia 12 as 15 horas
CIRCO VOX - Arruaça [Circo]
Espetáculo de circo-teatro baseado totalmente em improvisações, no qual os clowns modernos Bobi e Judite, aproveitam cada gesto, cada comentário da plateia para encaixar uma figura acrobática, truque ou uma piada nova.

PARQUE SANTO DIAS
Rua Jasmim da Beirada, 71 - Capão Redondo
Domingo, Dia 05 as 15 horas
COMIDA DOS ASTROS [Teatro]
Com humor refinado e teatralidade original, o grupo busca influências na música, TV, culinária e imitação. Os já célebres pout-porris de paródias musicais fazem agora parte da programação de uma rádio e, na estética da “Gastropofagia”, assuntos como atualidades, celebridades e política são ingredientes para este banquete.

Sábado, Dia 18 as 15 horas
PASSOCA CANTA ADONIRAN BARBOSA [Música]
Pioneiro da vertente neocaipira, Passoca mergulha nos sambas do impagável Adoniran Barbosa, apresentando clássicos e músicas inéditas que trazem a ingenuidade com uma pitada de malícia, flagrantes da cidade e sambas num fiel perfil póstumo deste cronista paulistano. Passoca será muito bem-acompanhado por Thomas Howard (violão de sete cordas), Renato Anesi (viola caipira e bandolim), Alê Ribeiro (clarinete) e Fred Prince (percussão).

Classificação Indicativa de todos os espetáculos: Livre

fonte: www.cultura.sp.gov.br

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

De 11 à 19 de Setembro o Instituto Pombas Urbanas realiza o 3º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo.

Jovens expressam o seu fazer teatral, trocam experiências e promovem reflexão sobre cultura e juventude.

Nove dias de intercâmbios artísticos, workshops, apresentações teatrais e um Fórum de discussão acerca do Teatro em Comunidade compõem a programação do 3º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, que acontece de 11 a 19 de setembro, das 10h00 às 20h00 no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100), sede do grupo Pombas Urbanas, e em Praças do bairro Cidade Tiradentes, extremo leste da capital.

Um encontro realizado por grupos de teatro jovem que visam reunir e trocar experiências com diversos grupos que trabalham com Teatro em Comunidade. Além de desfrutar de uma programação artística, ocupar praças e ruas do bairro Cidade Tiradentes com apresentações teatrais e um cortejo de encerramento com a Banda Alana (Jd. Pantanal – zona leste), esses jovens aproveitam para discutir sua sustentabilidade, organização e pesquisa do fazer teatral.

Desde 2008, o Pombas Urbanas e o Núcleo Teatral Filhos da Dita (primeira turma de teatro jovem da Cidade Tiradentes formada pelo Pombas) fazem deste bairro palco para a realização de um Encontro Comunitário, que nessa 3ª edição traz duas apresentações dos alunos do Centro Cultural Piollin (João Pessoa - PB) e do Grupo de Teatro Ajedrez (Medellín - Colômbia). Durante a semana do Encontro, ambos os grupos realizarão workshops para compartilhar processos artísticos desenvolvidos em suas comunidades na formação de jovens.

De São Paulo, os grupos da zona leste Trupe Arruacirco, do Itaim Paulista; Cia do Outro Eu, de São Matheus; e Grupo doBalaio, da Vila Curuçá participam do evento. De outras regiões da cidade: Trupe Trapos Dell'Arrua, Bexiga; Cia Jovem Paidéia de Teatro, Santo Amaro; GTO Revolução Teatral, Santo André; e, do interior de São Paulo, os grupos Teatro Popular Cara e Coragem (Caconde) e Nativos Terra Rasgada (Sorocaba). Jovens que têm atuação ativa em suas respectivas comunidades e que, ao mesmo tempo, buscam fortalecer sua experiência.

Além de workshops e apresentações teatrais, dentro da programação do Encontro acontece o 1º Fórum de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, que reúne representantes de sólida experiência na realização de projetos de arte e teatro para a transformação social e representantes de grupos jovens, que cada vez mais reafirmam a importância do Teatro Comunitário e expõem a necessidade de apoios que deem subsídios à essa efervescente produção.

A programação é extensa, confiram a programação completa no site


Teatro Ventre de Lona (135 lugares)
Centro Cultural Arte em Construção – Instituto Pombas Urbanas
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste / SP

Entrada Gratuita – Retirar ingresso com 1 hora de antecedência ou reservas pelo 11 2285-7758

Mais informações

Neomisia Silvestre / Ellen Rio Branco / Renata Margareth(Pombas Urbanas)
11 2282-3801 / 9631-1953
comunicacao@pombasurbanas.com.br

Em breve: Mais um Espaço Cultural na Cidade Tiradentes

 Direto do blog: GRUPO AMBIENTAL PUERAS

Aos verdes de plantão, em 10 à 15 dias, será inaugurado o Espaço Literário - Pueras Cultural. 

Na tarde de ontem (31/08), tive uma conversa bem descontraída com Paulo Rogério dos Santos - Diretor e Coordenador de Projetos da ONG Pueras. Confira:

A ong sempre esteve envolvida em ações culturais de educação ambiental na Cidade Tiradentes e em pequenas e grandes feiras e eventos onde atuamos. Sempre tivemos como objetivo, um espaço para a manifestação artistica de nossos membros, colaboradores, simpatizantes, vizinhos e afins, para que pudessemos "unir o útil ao agradável" e misturar cultura com preservação e educação ambiental, coisas que afinal de contas, sempre tiveram tudo a ver. Pois é! Agora temos um endereço fixo na Rua Giacomo Fuoca, nº 165 - Cidade Tiradentes, SP. O projeto está em fase de conclusão e acabamento. Está ficando prontinho para ser frequentado. 

O espaço contará com palco (acústico) para shows musicais, biblioteca, e funcionará das 8h00 às 17h00 com  atividades para todas as idades como: Teatro, leitura, ensaios musicais, exposições de artistas plásticos, exposições fotográficas, entre outras atividades, inclusive as sugeridas pelos futuros frequentadores.
Das 17h00 em diante, funcionará o Bar Literário - Pueras Cultural, com classificação etária acima dos 18 anos.

Salientamos que o espaço físico está sendo elaborado de forma ambientalmente correta. Nos detalhes do teto coberto com telhas inquebráveis e anti-térmicas fabricadas a partir da reciclagem de caixinhas longa vida "Tetra Pak", sistema de captação de água de chuva, mobiliário usado reformado, até o reaproveitamento de vários materiais de acabamento como napa, tinta. Estamos desenvolvendo também, sistema de energia solar.
Bom, agora é só esperar pela inauguração. Não falta muito...fiquem ligados!!!

*OBS: Quem quizer colaborar doando livros, ou móveis usados (em bom estado), deixe um comentário no blog da ong!

fonte: Blog Grupo Ambiental Pueras