Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Em breve:

Para quem não foi ao 3º festival de Talentos realizado pela equipe de Cultura do CEU Água Azul, logo estará disponível aqui no blog, alguns dos vários momentos deliciosos desse evento que foi uma verdadeira festa da diversidade cultural existente no bairro.

“Carne - Patriarcado e Capitalismo”

No sábado (04), às 19h, a Kiwi Companhia de Teatro abre a programação do mês de setembro do Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100), sede do grupo Pombas Urbanas no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, com apresentação gratuita do espetáculo “Carne - Patriarcado e Capitalismo”.
A partir de textos da historiadora Michelle Perrot e da autora austríaca Elfriede Jelinek (prêmio Nobel de literatura 2004), o espetáculo discute a questão de gênero e da violência contra a mulher, investigando as conexões entre patriarcado e capitalismo, dedicando especial atenção à opressão sofrida pelas mulheres e às formas de organização e resistência desta parcela majoritária da população.

A Kiwi Companhia de Teatro surgiu em 1996. Produziu uma quinzena de montagens teatrais, leituras dramáticas de autores como Beckett, Kafka, Hilda Hilst, Elfriede Jelinek e Heiner Müller. Organizou cursos, oficinas e debates sobre a encenação e a dramaturgia contemporâneas. Em 2007 foi selecionada pelo Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo com o projeto Teatro/Mercadoria – Espetáculo e miséria simbólica. Um dos objetivos do grupo responde à necessidade de, simultaneamente, fazer e pensar o teatro e a sociedade.

A companhia é formada por cinco componentes fixos (Fabio Salvatti, Fernanda Azevedo, Fernando Kinas, Luiz Nunes e Marcia Bechara), e tem a colaboração de vários artistas que acompanham a trajetória do grupo, como: Demian Garcia (sonoplasta), Marina Willer e Paulo Emílio (programadores visuais), Clóvis Inocêncio (ator), Fernando Marés (cenógrafo e figurinista) e Gavin Adams (vídeoartista).

Os trabalhos da companhia foram apresentados em diversas cidades do país por meio de parcerias com instituições como SESC, Itaú Cultural, Aliança Francesa e Cultura Inglesa, ou pelo convite de festivais de teatro brasileiros (Recife, São José do Rio Preto, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, dentre outros). A Kiwi também se apresentou em Bogotá (Colômbia) e participou de evento em Los Angeles (Estados Unidos).

SERVIÇO

Sábado (4/9), às 19h
“Carne - Patriarcado e Capitalismo”, com Kiwi Companhia de Teatro

Direção e concepção de espaço: Fernando Kinas
Roteiro: Fernanda Azevedo e Fernando Kinas
Elenco: Fernanda Azevedo e Maysa Lepique
Assistência de direção: Fabio Salvatti e Luiz Nunes
Artista convidada: Marie Ange Bordas
Música original: Demian Garcia
Tratamento de imagem: Gavin Adams
Iluminação: Marisa Bentivegna
Produção: Luiz Nunes

Teatro Ventre de Lona (135 lugares)
Centro Cultural Arte em Construção – Instituto Pombas Urbanas
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste / SP

Entrada Gratuita – Retirar ingresso com 1 hora de antecedência ou reservas pelo 11 2285-7758

Mais informações
Neomisia Silvestre / Renata Margareth (Pombas Urbanas)
11 2282-3801 / 9631-1953

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Cia do Escândalo apresenta o espetáculo “Intolerância” no Centro Cultural Arte em Construção.

No sábado (28), às 19h, a Cia do Escândalo apresenta o espetáculo “Intolerância”, no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100), sede do grupo Pombas Urbanas no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, com entrada gratuita.
Intolerância conta a história de um motorista que acaba de se envolver num acidente de trânsito com um motoboy. O conflito se dá porque ele, num momento de pressão, atira e mata o rapaz. A partir daí, a história mostra o desespero desse motorista, que tenta a todo custo remontar o quebra-cabeça que o fez tomar a decisão de atirar em outra pessoa. Do momento do tiro em diante, um turbilhão de sentimentos toma conta da história: medo, ressentimento, revolta, arrependimento, prazer e culpa.
Criada em 1995, a Cia do Escândalo já produziu diversos espetáculos como o “Tribunal da Santa Ignorância”, “Eu Te Amo” e “Putismo”. Discutir questões sociais e propor uma reflexão sobre as peças produzidas faz parte do processo de criação do grupo.

O Galpão Arthur Netto de Cultura e Cidadania é a sede da Cia do Escândalo, que carrega este nome em homenagem ao ator e publicitário Artur José Netto, morto em 15 de setembro de 2006 em decorrência de agressão sofrida na saída de uma casa noturna de Mogi das Cruzes, onde está localizado o Galpão. Arthur era membro fundador da Cia e estava envolvido no planejamento da inauguração na época. A partir disso, naturalmente, o espaço foi batizado com seu nome.

O local é um Ponto de Cultura (principal ação do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que potencializa iniciativas culturais existentes) mantido por sócios-amigos e, atualmente, é o diretor Manoel Mesquita Junior quem responde aos contatos.

Texto: Manoel Mesquita Junior
Direção: Manoel Mesquita Junior
Elenco: Cristiane Silva, Juriti Penteado, Meyson e Manoel Mesquita Junior
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Fotos: Manoel Mesquita Junior

Teatro Ventre de Lona (135 lugares)
Centro Cultural Arte em Construção – Instituto Pombas Urbanas
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste / SP

http://www.pombasurbanas.org.br/

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

3º Festival de talentos do CEU Água Azul incentiva a Diversidade Cultural em Cidade Tiradentes

Por: Giselle Vergna
Uma grande promoção e celebração da diversidade cultural. É assim que eu denomino o 3º Festival de Talentos - CEU Água Azul.
As surpresas começaram já na sexta-feira (20/08) com a abertura do festival, onde atores e dançarinos da Cidade Tiradentes fizeram valer o nosso direito de acesso à cultura!
A noite começou com Marilda, Rogério e Renata, integrantes da Equipe de Gestão de Cultura do CEU, fazendo uma retrospectiva dos dois eventos anteriores e apresentando os candidatos que se inscreveram na terceira edição. Em seguida, os alunos de teatro e dança vocacional do CEU Água Azul se apresentaram para divulgar o projeto VOCACIONAL. A noite de abertura do festival foi fechada com chave de ouro quando os bailarinos da escola de dança Nery Company preencheram todo o palco do teatro com o espetáculo "Divã". E digo mais, com excessão de alguns espectadores mal educados, o espetáculo arrebatou a plateia!
Nos dois dias de apresentações dos artistas inscritos (21/08, sábado e 22/08, domingo), o que se viu foi uma grande celebração da diversidade cultural existente no bairro de Cidade Tiradentes. A platéia, muito intensa e calorosa, foi um show a parte. Recebeu, curtiu e aplaudiu com carinho os artistas, e acima de tudo, respeitou os gêneros musicais e de dança, pois do rock ao funk, e do street dance ao forró, tivemos de tudo no palco. 
O corpo de jurados, formado por João, Giselle, Eder, Geremias e Dona Natalina (todos moradores do bairro) como comentado pela Equipe de Cultura do CEU, abrilhantou ainda mais o evento. Composto por músicos e bailarinos experientes, deram seu parecer técnico aos candidatos no final de cada apresentação. Opiniões e críticas que servirão de incentivo para que os artistas aprimorem seu talento.

No final da noite, após a apresentação do último candidato, a Equipe de Cultura chamou ao palco todos os artistas que se apresentaram, para que pudessem participar de uma grande confraternização, inclusive com os jurados.

Um evento eclético, democrático, muito bem organizado e estruturado, que foi capaz de abranger todos os estilos musicais, todos os estilos de dança, fazendo a comunidade comparecer ao teatro para prestigiar os artistas do bairro. E tudo isso com o objetivo de valorizar nossos talentos já existentes, despertar tantos outros, e unir a comunidade numa grande manifestação cultural!

PS* "O difícil foi participar como jurada e ainda registrar tudo isso para publicar aqui no blog, ufah! Como eu sofro! "...rs - amo muito tudo isso!

- NÃO PERCAM no próximo sábado (28/08 às 15h30), a Festa de Premiação dos vencedores do festival, nas categorias, Dança e Música. Compareçam ! -

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

NOTÍCIA: Suspensa campanha de vacinação contra a raiva em São Paulo

Após a morte de quatro gatos e dois cães, a Secretaria da Saúde resolveu suspender a vacinação contra a raiva em todo o Estado de São Paulo. Há suspeita de que as mortes estejam relacionadas à imunização dos animais.
Segundo a secretária-adjunta da Saúde, Clélia Aranda, um dos animais, morto por choque anafilático, passou por necropsia. Após o exame, foi constatado que sua morte teve relação com a vacina.

No entanto, a secretaria ainda acha cedo para afirmar que todas as 7,2 milhões de doses da substância distribuídas no Estado estejam comprometidas. "Mesmo em humanos, é possível haver casos de morte por choque anafilático", disse a Clélia.

Desde que foi iniciada a campanha de vacinação contra a raiva na capital, na última segunda-feira, foram imunizados 121.691 animais. A Secretaria de Estado da Saúde recebeu 567 notificações de reações à vacina no município, das quais 38% são consideradas graves.

Os casos relatados são de prostração, anorexia, dificuldade respiratória, convulsões e hemorragias.

Outro município que já suspendeu a vacinação foi Guarulhos, com 42.860 animais vacinados e 40 relatos de reações adversas.

Segundo a secretaria, a maior parte das reações tem sido em animais de pequeno porte --em torno de 6,5 kg.

A vacina está sendo usada pela primeira vez pelo Estado e é a mesma utilizada em pet shops. O governo, no entanto, não recomenda a suspensão da aplicação na rede privada nem sabe informar se os imunizantes serão substituídos.

No interior, também houve quatro mortes de animais. Mas, como nem todos os municípios começaram a campanha, não se sabe se esse casos são relativos à vacina.

fonte: Folha de São Paulo 20/08/2010

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cia dos Inventivos apresenta o espetáculo "Canteiros" no Centro Cultural Arte em Construção

No sábado (21), às 19h, a Cia dos Inventivos apresenta o espetáculo “Canteiro”, no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100), sede do grupo Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.
Livremente inspirada na obra “Viva o Povo Brasileiro”, de João Ubaldo Ribeiro, o espetáculo de rua aborda a história do povo brasileiro de forma crítica, questionando sua veracidade de acordo com pontos de vista do empregado e do patrão.

Durante o horário de almoço, em um canteiro de obras, quatro operários e uma marmiteira estabelecem um divertido jogo teatral para falar sobre a possibilidade de escolher o que se come, sobre a fabricação de alguns dos heróis da história oficial, sobre os anônimos heróis do povo, o conhecimento que não se encontra nos livros, a violência e a sede por justiça. Por meio de histórias do chamado "homem comum", são discutidas as imposições sociais, políticas e culturais que influenciam a sociedade brasileira.

A Cia dos Inventivos foi formada em 2004, na Escola Livre de Teatro de Santo André (ELT). Em 2008 foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural do Estado da Cultura (PROAC) e em janeiro de 2009 iniciou a montagem de Canteiro, que já foi encenada em diversas praças e ruas da cidade.

Sábado (21), às 19h
Canteiro, com Cia dos Inventivos
Direção: Edgar Castro
Elenco: Aysha Nascimento, Flávio Rodrigues, Marcos di Ferreira, Maria Teixeira e Rômulo Albuquerque
Crédito da foto: Maitê Freitas
Duração: 60 minutos
Classificação: Livre
Entrada Gratuita – Retirar ingresso com 1 hora de antecedência ou reservas pelo 11 2285-7758

Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste / SP
www.pombasurbanas.org.br

Mais informações
Neomisia Silvestre / Renata Margareth (Pombas Urbanas)
11 2282-3801 / 9631-1953
comunicacao@pombasurbanas.com.br

ENTREVISTA com: DJ Gustavo Heyek

Por: Giselle Vergna 

PERSONA: Gustavo André Heyek, 18 anos diz: "Não basta discotecar, tem que sentir a vibe da galera, entrar de corpo e alma na música. Assim, automaticamente todo mundo dança com você!" 

Nesta quarta-feira, 18/08, conversei com o Dj Gustavo Heyek (como ficou conhecido no bairro e na noite paulistana). Um garoto muito gente boa e que vem se destacando no cenário cultural da Cidade Tiradentes. Ele começou fazer aulas de Dj na Estação da Juventude Cidade Tiradentes há um ano e meio. Ele já está pronto e discotecando em festas, eventos, shows promovidos pela Prefeitura, e nas casas noturnas mais badaladas de São Paulo, como a Trash's 80 no centro da Capital. Mas ainda frequenta as aulas, agora para ajudar os novos alunos que estão começando.

Como começou a carreira de DJ? Gustavo: Eu sempre gostei muito de rock e música eletrônica, e sempre curti as baladas do gênero. Fiquei pensando se podia curtir as duas baladas numa só. Assim que inaugurou a Estação da Juventude, eu comecei a frequentar, soube que tinha o curso de Dj, me inscrevi e comecei fazer o curso. Descobri então que eu podia discotecar misturando minhas influências musicais e ainda pôr a galera pra dançar...era isso que eu queria!

Ter se tornado um Dj te ajudou a superar alguma dificuldade? Gustavo: Sim! Há um tempo, infelizmente eu me envolvi com companhias inadequadas e consequentemente com  álcool e drogas.  Eu bebia e me drogava durante a noite, e passava o dia de ressaca, sem fazer nada. Estava entrando num poço sem fundo, e me afundando cada vez mais. Assim que passei a frequentar as aulas de Dj, percebi que comecei a ficar mais tempo na Estação da Juventude, deixando as drogas em segundo plano. Comecei a pesquisar, ouvir mais músicas pra completar minha "playlist". Quando vi, já tinha deixado as drogas de lado.

Quais os seus planos daqui pra frente? Pretende continuar nessa carreira? Gustavo: Pretendo continuar sim! Descobri que tenho um talento e quero explorá-lo e desenvolvê-lo o máximo que eu puder. Desejo que o meu trabalho seja reconhecido. Quero me aprimorar e crescer cada vez mais,  pois ser Dj não é apenas operar os aparelhos e colocar o cd para tocar. Tem que conhecer música, ter um bom ouvido musical, ter ritmo, tem que estudar e estar sempre se atualizando. Mais tarde, quero também, me tornar produtor de música eletrônica. 

Esse garoto promete!!!

Assista agora o video do Dj Gustavo feito pelo blog 
Circuito Cultural Cidade Tiradentes:

Quer contratá-lo?

DJ GUSTAVO HEYEK
Contato para shows e eventos:
Fone: 11 2282-1464 ou 11 2285-7739
e-mail: gustavoheyek@bol.com.br

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Artistas se apresentam no 3º Festival de Talentos CEU Água Azul

Por Giselle Vergna

O CEU Água Azul convida os moradores da Cidade Tiradentes a prestigiarem os talentos do bairro.
As apresentações dos artistas que se inscreveram no 3º Festival de Talentos do CEU Água Azul começam nesta sexta-feira, 20/08. Confira as datas e horários das apresentações:

20/08 das 19h00 às 21h30 - Espetáculos de Dança
Classificação: Livre

21, 22 e 28/08 - das 14h00 às 19h30 - Espetáculos de Dança e Música
Classificação: Livre

Todas as apresentações acontecerão no Teatro do CEU Água Azul

@ENTRADA GRATUITA@

"DoLadoDeCá"

Por Giselle Vergna

“Jornalismo de dentro pra fora” 

É como Tati Ivanovici faz! Jornalista formada, já trabalhou com várias mídias entre jornais, TVs, revistas, "sempre focada em cultura jovem, urbana, música e todo cenário efervescente das periferias do Brasil", como ela diz em seu site "Do Lado De Cá". Tati Ivanovici está sempre antenadíssima com o cenário da periferia, e assim como o Circuito Cultural Cidade Tiradentes, Tati também acredita que a periferia é um celeiro de grandes talentos. Para quem não sabe, Tati esteve aqui na Cidade Tiradentes no -Encontro Red Bull Funk-se onde participou de um bate-papo muito legal com os funkeiros do nosso bairro. Na conversa, Tati falou sobre vários temas discutidos na ocasião, mas me chamou a atenção dois pontos importantíssimos:
1. Sobre conhecidos que tinham um talento imenso mas que se perderam nas drogas, e aconselhou os jovens da Cidade Tiradentes a não entrarem no mesmo caminho.
2. Sobre a necessidade desses jovens que sonham com a carreira artistica terem que estudar para não ficarem para trás.
 
Seu site é recheado de novidades, sempre bem atualizado, ela indica outros sites bacanas e realiza promoções também. Tem inclusive, matérias falando sobre o Funk Permitidão, nascido aqui em Cidade Tiradentes. "Tô dizendo...essa garota é do balacobaco!"
 
Corre lá pra conferir o site DoLadoDeCá

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Oportunidade de Emprego

Atenção galera, a Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Cidade Tiradentes acaba de firmar parceria com a ATENTO, uma das maiores empresas privadas do Brasil, e em decorrência dessa parceria, o "Espaço Cultural Casa da Fazenda" receberá toda terça-feira à partir das 13h00, começando amanhã, uma equipe de seleção para emprego da Atento. 
A Atento está em constante crecimento, portanto, está sempre contratanto jovens que queriam trabalhar no atendimento a clientes de grandes empresas. Essa pode ser a sua chance de investir no futuro, principalmente você que ainda não entrou para o mercado de trabalho. Anote os requisitos e corra atrás do seu futuro:

Idade mínima: 18 anos
Escolaridade: Ensino médio completo
Conhecimento: Informática

Além dos benefícios e registro em carteira, essa pode ser a hora de você começar a construir uma carreira de sucesso.

Quando?
Toda terça-feira à partir das 13h00

Onde?
"Espaço Cultural Casa da Fazenda" na Av. Sarah Kubitscheck, 168, Cidade Tiradentes (ponto de referência: ao lado do terminal novo da Cidade Tiradentes)

A Atento dispõe ainda de vagas para profissionais com necessidades especiais.

Palco Sobre Rodas

Por Giselle Vergna

Os músicos da Cidade Tiradentes agora podem contar com mais uma ferramenta para divulgar seus trabalhos. É que a Supervisão de Cultura da Subprefeitura de Cidade Tiradentes encontrou um jeito diferente de ajudar os artistas locais, incentivar novas produções musicais e também, trazer mais uma opção de entretenimento aos moradores do bairro. É a "Carreta Cultural". Os próximos shows serão na praça do Terminal Cidade Tiradentes (terminal novo) .

Já houveram vários shows experimentais na carreta que se transforma em palco. Confira algumas imagens:

Moskolevô - Rock
Sanar - Rock
Vergna - Rock
MC Wesley - Funk
As Mais Novas MC's - Funk
MC Thá-ah & MC Nego Blue - Funk

Confira as próximas datas da Carreta Cultural:

19 de setembro - Rock
Bandas locais apresentam músicas de artistas famosos e suas próprias canções.

21 de novembro - Vários Gêneros
Show composto por diversos gêneros musicais (rock, funk, forró, MPB e sertanejo)

12 de dezembro - Lançamento do CD "Estação da Juventude"
Show de lançamento de CD com participação de 15 artistas que gravaram no estúdio da Estação da Juventude.

Anote na sua agenda e não perca os eventos musicais do nosso bairro!!!

fonte: Boletim impresso da Subprefeitura, edição de Agosto/2010

Notícia: Videoclipe de MC Dede na 'Folha Teen'

Mais uma vez, um dos nossos artistas da Cidade Tiradentes virou notícia na Folha Teen. Confira a matéria sobre o "Permitidão": CLIQUE AQUI

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

IMPORTANTE: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA 2010

O Blog Circuito Cultural Cidade Tiradentes também se preocupa com a sua saúde e a do seu bichinho de estimação. Você adora o seu cãozinho/gatinho de estimação? Então se liga!!!

 


De 16 à 29 de Agosto, o Centro de Controle de Zoonoses(CCZ) de São Paulo realizará a campanha de vacinação contra a raiva em cães e gatos. Serão mais de 2 mil postos de vacinação, entre postos fixos e postos volantes. Os postos funcionarão das 9h00 às 17h00.
Para saber onde terá um posto de vacinação mais próximo da sua casa, basta ligar para a Central de Atendimento da Prefeitura no número 156, ou acessar a Lista Completa de Postos de Vacinação no site da Prefeitura.

*Coisas que você precisa saber...

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, cuja transmissão ocorre pelo contágio direto, isto é, pelas mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos, morcegos ou outros mamíferos infectados.

Nos centros urbanos, cães e gatos, por terem o hábito de caçar, estão mais expostos, podendo entrar em contato com morcego infectado e, dessa forma, virem a contrair a doença. A raiva humana em regiões urbanas é prevenida por meio da vacinação anual de cães e gatos.

=============NO DIA DA VACINAÇÃO, RECOMENDA-SE==============

    * Cães dóceis devem estar com coleira e guia, e ser conduzidos por pessoas com tamanho suficiente para controlá-los e contê-los na hora de tomar a vacina;
    * Animais bravos devem estar com focinheira para não oferecer nenhum risco de agressão ao proprietário ou outras pessoas;
    * Gatos são naturalmente muito assustados e precisam ser transportados em caixas de transporte ou similar, para que se evitem fugas ou acidentes;
    * Animais doentes não devem ser vacinados. Exemplos: animais com diarréia, secreção ocular ou nasal, sem apetite, animais que estão convalescendo de cirurgias ou outras enfermidades,
    * Crianças não devem levar os animais para vacinar.

Você sabe o que é RGA?

O Registro Geral Animal – RGA é a identificação para cães e gatos, documento obrigatório com base na lei municipal nº 13.131/01, que pode ser obtido no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) ou em estabelecimentos veterinários, credenciados pelo CCZ. Para emissão do RGA, o proprietário deve apresentar o comprovante atualizado de vacinação contra raiva.
É isso aí galera não deixe de vacinar o seu bichinho de estimação! Ele precisa de cuidados e você tem que ter responsabilidade com o seu animal.

Notícia fresquinha: Acabou de estreiar o novo clipe do MC Dede...

Videoclipe Se Cuida com Mc Dede - Música dos Mcs Junior e Leonardo by
Dj Tecyo Queiroz

terça-feira, 10 de agosto de 2010

21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo


Bom, eu já tinha divulgado, mas agora vamos aos detalhes:

A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o grande momento do livro no Brasil. É palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, que preparam seus lançamentos para esse período.

Além da larga oferta de livros, a Bienal do Livro oferece uma intensa programação cultural, desenvolvida para despertar o gosto pela leitura em mais de 700 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Algumas atividades estão previstas para personalizar ainda mais a programação, durante os 11 dias do evento.

Neste ano a Bienal terá uma programação cultural ainda mais intensa...confira:  

Anotem aí os dias e horários:

Dia 12 de Agosto: das 10h às 22h
- Exclusivo para os profissionais do setor literário

Dia 13 de Agosto: das 10h às 22h PROMOÇÃO ESPECIAL!*
- Público em geral

Dias 13 a 21 de Agosto: das 10h às 22h
- Público em geral

Dia 22 de Agosto: das 10h às 20h, com entrada só até às 18h
- Público em geral

Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209
Santana - São Paulo/SP
Telefone: +55 11 2226-0400
CEP: 02012-021

Ingressos: vendas apenas na bilheteria da Bienal do Livro de São Paulo
Entrada inteira – R$ 10,00
Meia-entrada – R$ 5,00**


**Os estudantes devem apresentar documento de identificação estudantil com data de validade. Caso no documento apresentado não conste data de validade, deverá ser apresentado outro que comprove a matrícula ou a frequência no ano letivo em curso acompanhado de carteira de identidade.

Os idosos, acima de 60 anos, não pagam ingresso apresentando carteira de identidade para comprovação.

Menores de 12 anos não pagam.

*PROMOÇÃO ESPECIAL! Atenção "Cosplayers da CT...a entrada é gratuita para quem comparecer ao evento fantasiado do seu personagem favorito.
Para validar a sua entrada na Bienal do Livro é obrigatório apresentar uma foto do personagem representado.


Você conhece a história da Bienal do Livro? Não? Então conheça agora:

A primeira Feira Popular do Livro montada pela CBL, em 1951, foi a da praça da República, no esforço de introduzir no país a tradição européia das feiras de livros encontradas na França, na Alemanha e na Itália. Em 1961 foi promovida, em parceria com o Museu de Arte de São Paulo, a 1ª Bienal Internacional do Livro e das Artes Gráficas, que se repetiu em 1963 e 65.

A 1ª Bienal Internacional do Livro, bancada exclusivamente pela CBL, foi realizada entre 15 e 30 de agosto de 1970, no mesmo edifício da Bienal de Arte, essa primeira feira reuniu algumas centenas de editoras nacionais e estrangeiras e atraiu milhares de pessoas, adultos, jovens e crianças. Já na 2ª Bienal, em 1972, o total de visitantes chegou a 80 mil e o de expositores passou de 700.

Em 1996, para abrigar um maior número de expositores e proporcionar maior conforto ao público, ela passou a ser realizada no Expo Center Norte. Em razão do crescimento contínuo de público e expositores, em 2002, ela foi para o Centro de Exposições Imigrantes (com 45 mil metros quadrados de área), até finalmente chegar, em 2006, ao Anhembi, o maior centro de exposições da América Latina. Em 2008, a Bienal chegou a sua 20ª Edição e o público infanto-juvenil foi contemplado com o projeto Ler é a Minha Praia.
Fontes:  

Livros convencionais ou e-books?

Por Giselle Vergna

Com a tecnologia avançando a cada segundo que passa, (sim, hoje em dia, é a cada segundo e não mais a cada dia) o papel impresso vai aos poucos perdendo espaço para os monitores, lcd's, computadores, palm tops, netbooks, notebooks, celulares, enfim...Com isso, os livros de papel vão sendo substituidos pelos e-books e ficando obsoletos. Será? Acredito piamente que não! Considero os livros, documentos históricos concretos e importantíssimos para a humanidade, capazes de sobreviverem por muitos séculos, e passíveis de serem consultados à qualquer hora do dia, ou da noite, em qualquer lugar e em qualquer circunstância, com ou sem energia elétrica. Diferente dos e-books que; na ausência de um desses itens tecnológicos acima citados, fica complicado o acesso às informações.
Acredito que os e-books vieram para somar, e não para substituir. Ou seja: Mais uma ferramenta que nos oferece algumas facilidades de acesso à informação. Tudo depende do conteúdo que cada um vai pesquisar.

Eu, por exemplo: Se a leitura for extensa, prefiro carregar o livro comigo. Mas se o assunto for corriqueiro, pesquiso na internet mesmo. A opção é de cada um. Aliás, independente da opção, o importante é LER...sempre!

Dica para quem prefere e-book:

No site "Catraca Livre" vocês podem encontrar vários e-books para baixar. Quer conhecer? É só clicar!!!  Biblioteca Catraca Livre

Pegando gancho no assunto de hoje, não esqueçam que do dia 12 ao dia 22 de Agosto, acontece a 21º Bienal Internacional do Livro em São Paulo, corre lá no site do evento e veja todas as informações.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Cursos Gratuitos no Centro Cultural Arte em Construção


CRIANÇA

Circo

De 8 a 13 anos
Quarta e Sexta, das 14h às 15h30
20 vagas

Artes e Brincadeiras

De 8 a 11 anos
Terça e Quinta, das 10h30 às 12h
15 vagas

Teatro Infantil

De 10 a 12 anos
Terça e Quinta, das 15h30 às 17h
20 vagas

Dança Infantil

A partir de 10 anos
Quinta, das 16h às 18h
30 vagas

JOVEM

Dança Flamenca

A partir de 13 anos
Sexta, das 18h às 20h
30 vagas

Teatro Jovem

A partir de 13 anos
Sábado e Domingo, das 10h às 13h
30 vagas

Percussão

A partir de 13 anos
Sábado, das 14h às 16h
30 vagas

Capoeira

Todas as idades
Quarta e Sexta, das 19h às 20h30
40 vagas

3ª IDADE

Artesanato e Reciclagem

Acima de 20 anos
Terça, das 10h30 às 12h
20 vagas

Dança de Salão

Acima de 40 anos
Terça, das 13h às 15h
30 vagas
 
 
CORRA...AINDA DÁ TEMPO DE SE INSCREVER!!!

Odeio os indiferentes. Por Antonio Gramsci.

*Eis aqui um texto muito bom, para refletir!

Odeio os indiferentes. Como Friederich Hebbel acredito que “viver significa tomar partido”. Não podem existir os apenas homens, estranhos à cidade. Quem verdadeiramente vive não pode deixar de ser cidadão, e partidário. Indiferença é abulia, parasitismo, covardia, não é vida. Por isso odeio os indiferentes.

A indiferença é o peso morto da história. É a bala de chumbo para o inovador, é a matéria inerte em que se afogam freqüentemente os entusiasmos mais esplendorosos, é o fosso que circunda a velha cidade e a defende melhor do que as mais sólidas muralhas, melhor do que o peito dos seus guerreiros, porque engole nos seus sorvedouros de lama os assaltantes, os dizima e desencoraja e às vezes, os leva a desistir de gesta heróica.

A indiferença atua poderosamente na história. Atua passivamente, mas atua. É a fatalidade; e aquilo com que não se pode contar; é aquilo que confunde os programas, que destrói os planos mesmo os mais bem construídos; é a matéria bruta que se revolta contra a inteligência e a sufoca. O que acontece, o mal que se abate sobre todos, o possível bem que um ato heróico (de valor universal) pode gerar, não se fica a dever tanto à iniciativa dos poucos que atuam quanto à indiferença, ao absentismo dos outros que são muitos. O que acontece, não acontece tanto porque alguns querem que aconteça quanto porque a massa dos homens abdica da sua vontade, deixa fazer, deixa enrolar os nós que, depois, só a espada pode desfazer, deixa promulgar leis que depois só a revolta fará anular, deixa subir ao poder homens que, depois, só uma sublevação poderá derrubar.

A fatalidade, que parece dominar a história, não é mais do que a aparência ilusória desta indiferença, deste absentismo. Há fatos que amadurecem na sombra, porque poucas mãos, sem qualquer controle a vigiá-las, tecem a teia da vida coletiva, e a massa não sabe, porque não se preocupa com isso. Os destinos de uma época são manipulados de acordo com visões limitadas e com fins imediatos, de acordo com ambições e paixões pessoais de pequenos grupos ativos, e a massa dos homens não se preocupa com isso.

Mas os fatos que amadureceram vêm à superfície; o tecido feito na sombra chega ao seu fim, e então parece ser a fatalidade a arrastar tudo e todos, parece que a história não é mais do que um gigantesco fenômeno natural, uma erupção, um terremoto, de que são todos vítimas, o que quis e o que não quis, quem sabia e quem não sabia, quem se mostrou ativo e quem foi indiferente. Estes então zangam-se, queriam eximir-se às conseqüências, quereriam que se visse que não deram o seu aval, que não são responsáveis.

Alguns choramingam piedosamente, outros blasfemam obscenamente, mas nenhum ou poucos põem esta questão: se eu tivesse também cumprido o meu dever, se tivesse procurado fazer valer a minha vontade, o meu parecer, teria sucedido o que sucedeu? Mas nenhum ou poucos atribuem à sua indiferença, ao seu cepticismo, ao fato de não ter dado o seu braço e a sua atividade àqueles grupos de cidadãos que, precisamente para evitarem esse mal combatiam (com o propósito) de procurar o tal bem (que) pretendiam.

A maior parte deles, porém, perante fatos consumados prefere falar de insucessos ideais, de programas definitivamente desmoronados e de outras brincadeiras semelhantes. Recomeçam assim a falta de qualquer responsabilidade. E não por não verem claramente as coisas, e, por vezes, não serem capazes de perspectivar excelentes soluções para os problemas mais urgentes, ou para aqueles que, embora requerendo uma ampla preparação e tempo, são todavia igualmente urgentes. Mas essas soluções são belissimamente infecundas; mas esse contributo para a vida coletiva não é animado por qualquer luz moral; é produto da curiosidade intelectual, não do pungente sentido de uma responsabilidade histórica que quer que todos sejam ativos na vida, que não admite agnosticismos e indiferenças de nenhum gênero.

Odeio os indiferentes também, porque me provocam tédio as suas lamúrias de eternos inocentes. Peço contas a todos eles pela maneira como cumpriram a tarefa que a vida lhes impôs e impõe quotidianamente, do que fizeram e sobretudo do que não fizeram. E sinto que posso ser inexorável, que não devo desperdiçar a minha compaixão, que não posso repartir com eles as minhas lágrimas. Sou militante, estou vivo, sinto nas consciências viris dos que estão comigo pulsar a atividade da cidade futura que estamos a construir. Nessa cidade, a cadeia social não pesará sobre um número reduzido, qualquer coisa que aconteça nela não será devido ao acaso, à fatalidade, mas sim à inteligência dos cidadãos. Ninguém estará à janela a olhar enquanto um pequeno grupo se sacrifica, se imola no sacrifício. E não haverá quem esteja à janela emboscado, e que pretenda usufruir do pouco bem que a atividade de um pequeno grupo tenta realizar e afogue a sua desilusão vituperando o sacrificado, porque não conseguiu o seu intento.

Vivo, sou militante. Por isso odeio quem não toma partido, odeio os indiferentes.

Primeira Edição: La Città Futura, 11-2-1917
Origem da presente Transcrição: Texto retirado do livro Convite à Leitura de Gramsci”
Tradução: Pedro Celso Uchôa Cavalcanti.
Transcrição de: Alexandre Linares para o Marxists Internet Archive

Baile Funk Permitidão botando fogo na Cidade Tiradentes

Confiram alguns momentos do baile Funk Permitidão. A galera apareceu em peso e curtiu muito!!!

Mc Wesley
As Mais Novas Mc's
Os DJ's Tecyo, Gustavo e Maguinho da Estação da Juventude
DJ Tecyo Queiroz botando a galera pra dançar
O apresentador Marcelo "Negreiros" que tá sempre dando uma força nos eventos do bairro
Pôr-do-sol na tarde do permitidão
Mc Thá-ah e Mc Nego Blue fazendo um dueto.


fotos: Giselle Vergna



quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Capulanas Cia de Arte Negra no Pombas Urbanas

No domingo (8), às 11h, a Capulanas Cia de Arte Negra apresenta o espetáculo “Solano Trindade e suas Negras Poesias” no Centro Cultural Arte em Construção (Avenida dos Metalúrgicos, 2100), sede do grupo Pombas Urbanas no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

Baseado em poesias de Solano Trindade, Elizandra Souza, Débora Marçal, Flávia Rosa e Priscila Preta, com dramaturgia das Capulanas, o espetáculo retrata a força da mulher negra e busca a ancestralidade das manifestações populares de matrizes afro-brasileiras e dialoga com a cultura Hip Hop. A encenação torna-se o fio condutor da montagem, unindo outras linguagens de modo a dramatizar e evidenciar uma arte existente nas ruas.

Capulanas é composta por jovens negras(os) de movimentos artísticos e políticos de São Paulo. A Cia nasce da vontade de dialogar com a sociedade sobre descobertas, anseios e percepções acerca da mulher negra. A proposta é fortificar a imagem da mulher e, para isso, se apropriam do pensamento da cultura popular, onde todas as artes se fundem: música, dança, poesia, artes plásticas, teatro e outras.

As intérpretes criadoras contribuem ainda com suas vivências narrativas, traduzidas de forma poética, e retrata as descobertas e preconceitos sofridos desde a infância até a velhice, por meio da musicalidade, coreografias e poesias. Transpondo o cotidiano, que se assemelha com os de outras tantas pessoas que se identificam negras, em um país de exclusão, Capulanas busca levar aos palcos não o sofrimento e as agressões, e sim, reafirmar a força, a resistência e a beleza negra.

A apresentação faz parte do Projeto "Pé no Quintal", contemplado pela 16° Edição do Programa de Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura.

Domingo (8), às 11h
Solano Trindade e suas Negras Poesias
com Capulanas Cia de Arte Negra
Texto: Baseado em poesias de Solano Trindade, Elizandra Souza, Débora Marçal, Flávia Rosa e Priscila Preta

Direção: Vânia Terra (diretora convidada)
Elenco: Adriana Paixão, Débora Marçal, Flávia Rosa, Manoel Trindade, Priscila Preta e Zinho Trindade
Músicas: Zinho Trindade, Salloma Sallomão e domínio público
Duração: 50 minutos
Classificação: livre
Foto: GUMA

Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste / SP

Entrada franca

Mais informações:
Ellen Rio Branco / Neomisia Silvestre(Pombas Urbanas)
11 2282-3801 / 9631-1953


Intercâmbio entre Blogueiros

Primeiro, vamos entender o que significa intercâmbio?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre intercâmbio, mas será que sabem exatamente o que é? Essa palavra é bem abrangente, porém, simples de entender. Resumidamente significa TROCA. Pode ser troca de favores, experiência cultural, comercial, enfim, pode ter uma infinidade de sentidos. Segundo o dicionário, o termo "intercâmbio" é tratado como relações comerciais ou culturais entre nações.


Sou blogueira desde 2003, e assim como diversos blogueiros, já fiz várias páginas, deletei outras tantas, e atualmente sou autora de cinco blogs (nem todos atualizados com frequência, rs). Os blogs que eu mais me dedico são: Grupo Ambiental Pueras (voluntário) e Circuito Cultural Cidade Tiradentes (voluntário).

Durante muito tempo, escrevi sobre diversos assuntos e geralmente muito pessoais, desabafos, experiências vividas. Não tinha a pretensão de que meu blog fosse lido por alguém a não ser eu mesma. Quando comecei, também despretensiosamente em outubro de 2007, a escrever o blog da Ong Pueras (organização social da qual sou colaboradora), percebi que o que eu estava fazendo era mais importante do que eu imaginava, pois os internautas acessavam, comentavam, expunham sua opinião, concordavam ou discordavam, escreviam sobre o trabalho da ong. Comecei então a trocar informações com essas pessoas e colocar em prática as sugestões recebidas. A partir daí, tomei conhecimento da dimensão desse universo! Sem contar que eu também sempre fui leitora assídua de blogs de vários assuntos. A internet nos oferece infinitas possibilidades de comunicação, e de uso.

Decidi deixar de lado os meus assuntos pessoais, tratados no blog pessoal, e a desenvolver temas que pudessem formar opinião, ajudar o próximo, e de certa forma conscientizar as pessoas de diversos problemas pelos quais nossa sociedade passa, problemas esses, que podemos evitar com simples mudanças de pequenos hábitos como o de jogar um mísero papelzinho de bala no chão. Percebi que me tornei uma formadora de opinião. E isso é algo muito sério para ser feito de qualquer maneira! Para ser sincera, nunca fui uma boa aluna. Não possuo graduação em Jornalismo, Comunicação, nem em qualquer profissão da área. Sou apenas uma pessoa muito curiosa com muitas idéias na cabeça, muita vontade de colocá-las em prática, muita vontade de compartilhar o que eu sei, e aprender o que não sei.

A troca de informações e experiências nos faz crescer muito, tanto pessoal como profissionalmente, pois estamos em constante processo de aprendizado. Hoje posso afirmar que me tornei bastante pretensiosa, até demais, eu diria! Eu adoraria, por exemplo, ir para o Nordeste ou para o Sul, conhecer pessoalmente, blogueiros de lá, a cultura da região, acompanhar o dia-a-dia deles, ver com os meus próprios olhos como fazem para atualizar seus blogs, os assuntos abordados, o perfil dos leitores, a maneira de escreverem, e também passar adiante o meu conhecimento.

Acredito que através desse processo de troca de experiências, novas idéias surgem, novas parcerias se firmam, o trabalho e a relação com pessoas diferentes tende a melhorar. Passamos a conhecer, compreender, respeitar e conviver com as diferenças culturais, raciais, religiosas, etc. Eu iria onde quer que fosse, se eu tivesse oportunidade e tempo, afinal, nós blogueiros, em grande maioria, somos pessoas comuns que trabalham, possuem um "x" horário de expediente, e despendemos alguns minutos do nosso dia-a-dia para atualizarmos nossos blogs, seja quando chegamos do trabalho, no fim de semana, ou em lan houses, enfim. As possibilidades são realmente infinitas.

Enquanto essa oportunidade não aparece, vou ficando por aqui, tratando dos assuntos culturais do bairro onde moro, trocando informações e "tentando promover encontros" com os meus vizinhos blogueiros paulistanos mesmo, que...na boa, já não é pouca coisa! (rs)

 
Recadinho rápido: dia 08/08 (próximo domingo) das 10h às 22h tem "Baile Funk Permitidão" no Terminal Cidade Tiradentes, em frente ao Supermercado Compre Bem. Aguardem detalhes!!!

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Projeto SEXTA SONORA na Estação da Juventude Cidade Tiradentes

Está em andamento desde o dia 06/07, na Estação da Juventude, o projeto: "Cidade Tiradentes Sonora" com o apoio do programa "VAI" (Valorização de Iniciativas Culturais) onde os alunos farão aulas de Canto Popular, Violão Popular e Produção de Shows (todos gratuitos) durante quatro meses. As inscrições já estão encerradas. Ao término do projeto, será produzido no próprio estúdio da Estação da Juventude, um cd voz-violão com os alunos.
E pegando o gancho nesse projeto, para que os alunos tenham contato com a "teoria aplicada", na última sexta-feira (30/07), a Estação da Juventude deu início ao projeto "Sexta Sonora", que é uma extenção do projeto "Cidade Tiradentes Sonora".
Toda última sexta-feira de cada mês, os professores promoverão uma apresentação para os alunos com músicos experientes do bairro, incluindo apresentações musicais dos próprios alunos. Ao final das apresentações, será aberto um espaço para que os alunos façam perguntas aos músicos convidados.
Tenho que mencionar que eu estive lá como convidada, e pude registrar alguns momentos desse encontro super bacana. Confiram...
Apresentação de João Carllos (Músico e Produtor Musical do Estúdio Estação) e Giselle Vergna (Cantora e Compositora)
Os alunos atentos à tudo o que estava acontecendo no palco.
Da esquerda para a direita: o aluno do projeto - Luiz Carlos, João Carllos, Giselle Vergna, Alexandre Nascimento (Professor de Violão Popular do projeto Cidade Tiradentes Sonora) respondendo as perguntas dos alunos, e o Professor de Canto Popular Fernando Leite
DJ Técio, instrutor de DJ da Estação da Juventude fazendo pergunta aos músicos.
E que venham as próximas Sextas Sonoras!!!


Quer saber mais sobre o - Programa VAI - ?
Então acesse:
http://programavai.blogspot.com/
ou
http://sobreovai.blogspot.com/