Estamos concorrendo ao Prêmio Topo Blog 2013. Vote aqui:

sexta-feira, 30 de julho de 2010

1º Mostra "MANGUE CULTURAL"

Não percam a apresentação do espetáculo “Histórias Para Serem Contadas“, com o grupo Pombas Urbanas, na 1ª Mostra Mangue Cultural, na Praça Eder Sader (Rua Fidalga, próximo ao nº 800 – Vila Madalena), às 16h.
conheça o projeto Raso da Catarina

Grupo TEATRO POPULAR se apresenta neste sábado (31) no Centro Cultural Arte em Construção.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

"O Pombas manda avisar..."

Por Giselle Vergna

..Que amanhã (30/07) Vão Rolar 2 Cortejos.

No Barro Branco começa às 14h30 (R: Alexandre Davidenko)

Na Vila Yolanda começa às 15h20(R: Inácio Monteiro) 

A galera do Pombas Urbanas realiza os cortejos no intuito de divulgar para o maior número de pessoas possíveis, seus cursos e oficinas gratuitos.
É uma forma bem criativa e divertida de chamar a atenção da comunidade, através da música e do teatro. Quem já participou dos cortejos anteriores, ou ao menos os viu passar, sabe como é divertido. As pessoas param para ver, participam, dançam e a grande maioria acompanha o cortejo por alguns momentos. Mas as crianças (rs) geralmente vão até o final do cortejo. Vale a pena conferir!!!

INSCRIÇÕES PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO.

Está confirmada a continuação da Parceria da Subprefeitura Cidade Tiradentes e o SENAC para formação de 2 novas turmas do PROGRAMA EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO – NOVAS CONEXÕES. Este programa é voltado para jovens entre 14 e 21 anos e que estejam cursando a 7ª série do Ensino Fundamental em diante. As turmas acontecerão no CÉU Água Azul e na ETEC Prof. Makiguti, ambas localizadas na Av. dos Metalúrgicos, no horário das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira e tem início programado para o dia 16/08/2010 (à confirmar).
  
Os interessados deverão inscrever-se na Subprefeitura nos dias 06/08/2010 e 10/08/2010 na Subprefeitura Cidade Tiradentes, no horário das 11 às 17 horas, com Sanderli Brito do Núcleo de Qualidade. 
 
 
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 
 
  • Declaração de matrícula da escola onde estuda; 
  • RG ou certidão de nascimento do aluno; 
  • CPF (se tiver) do aluno;  
  • Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone); 
  • Cópia do RG de todos os que moram com o aluno; 
  • Comprovante de renda ou declaração de próprio punho de todos os que trabalham.
 
Não percam esta oportunidade.
 

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Novo ciclo de oficinas no Acessa SP

A Matriz do Acessa SP, no Parque da Juventude, zona norte de São Paulo, abriu hoje as inscrições para um novo ciclo de oficinas gratuitas. Os candidatos podem se inscrever até o final do mês de julho.

Ao todo, são 13 cursos: digitação, navegação na internet, inglês, edição de imagens para internet, fotografia digital, edição de áudio (podcast), criação de diálogo em Libras, montagem e manutenção de computadores, sticker art, sistema Linux, webdesign, produzindo fotonovelas e histórias em quadrinhos.

Quem se interessar pelas oficinas deve ir pessoalmente ao Acessa SP Parque da Juventude, das 9h às 18h. Até o momento, há 225 vagas disponíveis.

O Acessa SP Parque da Juventude está localizado ao lado do Metrô Carandiru. Além das oficinas gratuitas, o espaço disponibiliza acesso grátis à internet das 9h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.

O Parque da Juventude também possui biblioteca e cantina.
 
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630, 1º andar. 
Para mais informações, clique aqui

Abrem hoje (22/07) inscrições para Festival de Funk em Guaianases


Atenção galera do funk, as inscrições para o 1º Festival de Funk de Guaianases abrem hoje. O período de incrição vai de 22/07 à 18/08/10 no seguinte enderço: Supervisão de Cultura - Subprefeitura de Guaianases, Rua Prof° Cosme Deodato Tadeu, 136 - Guaianases - SP
O concurso terá duas eliminatórias; Uma no dia 22/08/10, e outra no dia 29/08/10 na Praça Getúlio Vargas, e a final será realizada na Pça de Eventos de Guaianases no dia 12/09/2010. Aguardem detalhes sobre o regulamento.

Então funkeiros...preparem-se para a batalha e para mostrar todo o seu talento!!! E boa sorte à todos

quarta-feira, 21 de julho de 2010

CINEMAGIA NOS CEU's

O PODEROSO CHEFÃO POR ACASO
Sinopse: A Máfia está em pânico. Com a morte de um poderoso chefão da família Calzone, o clã de bandidos fica sem um chefe. O herdeiro natural do velho capo é Guppy, um playboy maluco e desajeitado que nunca se interessou em matar, roubar e fazer trambicagens. Ele quer apenas curtir a vida. Mesmo sem querer, Guppy é enviado para a Universidade da Máfia, uma escola do crime que ensina disciplinas nada recomendáveis.

No teatro do CEU Inácio Monteiro às 19h - Sensura: Maiores de 14 anos
Rua Barão Barroso do Amazonas, s/nº - COHAB Inácio Monteiro
Entrada: GRÁTIS
(11) 2518-9048 / 2518-9043
 
CÃES ASSASSINOS
Sinopse: Filme que tem a produção assinada pelo diretor Wes Craven, responsável pela direção de vários filmes de terror de sucesso como Pânico e A Hora do Pesadelo. Aqui a história é mais simples do que os filmes citados, mas atingem em cheio quem está procurando por uma produção assustadora e angustiante. Conta como um grupo de jovens vai parar em uma ilha deserta para passar um ótimo final de semana. Seus planos de se divertir junto à natureza se tornam um pesadelo e uma briga pela sobrevivência depois que eles são brutalmente atacados por um grupo de cães sedentos por sangue.

No teatro do CEU Água Azul às 19h - Sensura: Livre
Avenida dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes
Entrada: GRÁTIS
(11) 2016-4476


Pitty faz show no CCJ - Dia 25/07

OUT: Assim como é bom, as pessoas de fora virem prestigiar nossos eventos aqui em Cidade Tiradentes, é bom, também, irmos prestigiar os eventos de outros bairros, especialmente quando as atrações são gratuitas ou à "preços populares". Por isso, estamos criando a sessão "OUT" ("Fora"). Nesta sessão, tentaremos selecionar os melhores eventos que acontecem em outros bairros, disponibilizando a programação aqui no blog. Afinal, quanto mais opção, melhor!

E para estreiar a sessão, temos uma ótima notícia para os fãns da cantora Pitty...
A roqueira Pitty e sua banda realizam show em palco montado na rua, em frente ao Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, dia 25 de julho, às 18h.
A cantora apresenta grandes sucessos e o repertório de seu último álbum, Chiaroscuro.


A apresentação conta com Duda (bateria), Joe (baixo) e Martin (guitarra).

Quando? -25/07/2010 das 18h00 às 19h30-

Onde? -Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Av. Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila Nova Cachoeirinha - Zona Norte.
Telefone: (11) 3984-2466.

Quanto? -GRÁTIS-


fonte: http://ccjuve.prefeitura.sp.gov.br

terça-feira, 20 de julho de 2010

The Story Of Stuff - A História das Coisas

Meio Ambiente também é cultura...

Para ver e refletir!

Sinopse:

Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.

Este documentário de 20 minutos, é direto, mostra passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo, revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.
 
Ficha Técnica:
 
Lançado nos EUA em 2007
Título Original: Story of Stuff
Gênero: Documentário
Direção: Annie Leonard
Duração: 21 minutos


*Sugestão do Blog Circuito Cultural Cidade Tiradentes: Vocês podem montar grupos, vêr este documentário todos juntos e depois discutir sobre ele. Seja na escola, no trabalho, ou mesmo com os amigos reunidos em casa. Seria bem interessante! Que tal tentar?

segunda-feira, 19 de julho de 2010

CEU Água Azul promove o 3º Festival de Talentos

Se você tem um talento e quer mostrá-lo, não perca tempo e vá se inscrever no Terceiro Festival de Talentos - CEU Água Azul! As inscrições estão abertas desde o dia 08/07 e vão até dia 30/07. O concurso é aberto a toda a comunidade e sem limite de idade. As inscrições podem ser feitas no setor de atendimento da administração de segunda à sexta, das 8h às 16h.
Atenção: Menores, precisarão da presença do responsável, munido dos devidos documentos de identificação na hora da inscrição.

Canto, dança, teatro...mostre para todos, o que você sabe fazer!!!

Inscrições e mais informações:
Avenida dos Metalúrgicos, 1262 - Cidade Tiradentes
(11) 2016-4476

II Festival de Cinema Infantil

Hey, queridos...como foi o fim de semana de vocês? Espero que tenha sido bem bacana.

Atenção papais e mamães de plantão, a semana na Cidade Tiradentes já começa bem para os pimpolhos que estão de férias escolares. É que o Centro Cultural Arte em Construção fará esta semana o 'II Festival de Cinema Infantil', e exibirá vários filmes infantis gratuitamente. Então corra com seu pimpolho para garantir os ingressos.

Anote a programação:

20/07, às 15h00  -  Menino Maluquinho

21/07, às 15h00  -  Kiriku

22/07, às 15h00  -  Laura e a Estrela

23/07, às 15h00  -  James e o Pêssego Gigante

24/07, às 15h00  -  Onde Vivem os Monstros


*Classificação Livre - Entrada Gratuita - Retire seus ingressos com duas horas de antecedência

Centro Cultural Arte em Construção
Av. dos Metalúrgicos, 2100 - Cidade Tiradentes, São Paulo/SP
Fone: (11) 2285-7758
http://www.pombasurbanas.org.br/

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pontos de Leitura da Cidade Tiradentes

Para os leitores assíduos, ou não, da Cidade Tiradentes. Apresento-lhes os nossos pontos de leitura. Totalmente gratuitos. É só chegar, entrar, se sentir à vontade e mandar ver na leitura!!!


 

terça-feira, 13 de julho de 2010

13 de Julho, Dia Mundial do 'ROCK'

YEEEEEEAAAAAAAH! Hoje é o "Dia Mundial do Rock"...

OK! Mas você sabe por quê?

A maioria das datas importantes celebradas em nosso calendário requer uma reflexão sobre os acontecimentos que norteiam essa ostentação, fazendo com que nos debrucemos aos fatos e busquemos através da história a origem do dia comemorativo.

Para comemorar o dia mundial do rock, nada melhor do que explorar esse tema tão envolvente e importante para o mundo da música jovem. O rock originou-se nos Estados Unidos na década de 1950 e ganhou o mundo a partir daí, passando por diversas modificações sonoras e visuais. Mas é importante ressaltar que o dia mundial do rock não é apenas um dia estipulado por sua música ou pela mídia, mas também pelo seu envolvimento político e social que crescia a cada década e que foi simbolizado durante o festival de rock LIVE AID, realizado em 1985.
 
BOB GELDOF, compositor, humanista e vocalista da banda BOOMTOWN RATS, idealizou juntamente com MIDGE URI o evento que foi realizado no dia 13 de julho de 1985. O concerto aconteceu simultaneamente nos estádios JFK na Filadélfia nos Estados Unidos e no estádio Wembley em Londres na Inglaterra, e contou com a presença de diversos artistas, entre eles: STATUS QUO, LED ZEPPELIN, DIRE STRAITS, MADONNA, QUEEN, JOAN BAEZ, DAVID BOWIE, B. B. KING, MICK JAGGER, STING, U2, PAUL MCCARTNEY e PHIL COLLINS que curiosamente conseguiu tocar nos dois estádios, embarcando em um avião rapidamente após o show na Inglaterra rumo aos EUA. Desde então, em 13 de Julho é comemorado o DIA MUNDIAL DO ROCK.

O evento teve como objetivo principal e utópico, o fim da fome na Etiópia e foi transmitido pela BBC para diversos países. ERIC CLAPTON que também se apresentou no festival comentou em sua autobiografia sobre os momentos que antecederam sua apresentação no festival: “Nos hospedamos no Four Seasons Hotel, onde cada quarto estava ocupado por músicos. Era a Music City, e como a maioria das pessoas, fiquei acordado a maior parte da noite na véspera do concerto. Não pude dormir de nervoso. Deveríamos subir ao palco ao anoitecer, e fiquei assistindo às apresentações dos outros músicos na TV durante a maior parte do dia, o que provavelmente foi um erro psicológico”.

Como podemos notar nas palavras de Clapton o festival foi muito importante e tomou uma proporção monstruosa devido à diversidade de artistas a se apresentar, sem contarmos a responsabilidade dos músicos envolvidos em um projeto grandioso como esse. Para termos uma idéia, alguns artistas ainda se apresentaram em Moscou, Sidney e Japão.

Após 20 anos do evento, BOB GELDOF realizou em julho de 2005 o LIVE 8 (Eight), uma espécie de “nova edição”, onde pôde contar com uma estrutura ainda maior, além da colaboração de inúmeros músicos para a solidificação de suas idéias, às quais, ainda se fundamentam em pressionar os principais líderes mundiais (o G8) para perdoar a dívida externa das nações mais pobres do mundo. Além disso, GELDOF firma-se na proposta de liberdade, ensino, cuidados médicos básicos para todas as crianças, remédios para portadores de AIDS, entre outras metas, que se depender de seu empenho, serão no mínimo amenizadas ou repensadas pelos líderes mundiais.
 
Yeeeeah, vamos comemorar!!! Muito Rock n' Roll pra todos!!!
 

segunda-feira, 12 de julho de 2010

1º Festival de Dança da Cidade Tiradentes

Eu não disse que a semana tinha começado cheia de novidades?

Alguém aí gosta de dançar? Então, vai adorar o que eu tenho para contar!!!

Estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Dança da Cidade Tiradentes, e a escola Fernando Pessoa que fica na Rua Padre Aldemar Moreira, 200, próximo ao terminal velho da Cidade Tiradentes, estará recebendo inscrições aos sábados e domingos das 12h às 16h até o dia 20/07.

O festival é uma realização dos artistas da dança de Cidade Tiradentes, que promoverá um intercâmbio cultural, técnico e social no dia 22 de agosto, entre todos os grupos de dança, dançarinos, estudantes de dança, e admiradores, permitindo uma reflexão mais aprofundada sobre o panorama dessa arte no nosso bairro, valorizando e incentivando a arte da dança.

Mais informações, ligue para: (11) 6476-1342
Para ver o regulamento, acesse a comunidade do festival no orkut

O Festival já tem data marcada para acontecer, então, programe-se:

21 e 22 de Agosto - Domingo - às 15h
Av. dos Metalúrgicos, ao lado do 1º Terminal da Cidade Tiradentes
(Próximo ao Supermercado Compre Bem)

Vão ficar aí parados ou vão se mexer?

Every Year, Every Day, I Am Walking

Nos dias 11, 12, 13 e 14, o grupo de teatro sul-africano Magnet Theatre estará no Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo, para intercâmbio artístico.

Na terça-feira (13), às 20h, o Magnet Theatre apresenta o espetáculo “Every Year, Every Day, I Am Walking” (Cada ano, cada dia, estou caminhando), seguido de bate-bapo com o público. O espetáculo acontecerá no Centro Cultural Arte em Construção. A peça conta a história de uma jovem refugiada na África que, brutalmente, perde a família e o lar de forma irrevogável e é forçada a viajar para um lugar novo com muitos perigos e incertezas.

Sobre o espetáculo Every Year, Every Day, I Am Walking

Esta comovente história contemporânea é contada com imagens evocativas e música. Ela celebra a habilidade do ser humano para curar e recuperar o sentido da dignidade e identidade por meio do poder da imaginação. O espetáculo foi encomendado pelo Festival Africano de Crianças e Jovens em Yaoundé, Camarões, em 2006, onde foi realizado e muito bem recebido.

Dirigido por Mark Fleishman, o elenco conta com as atrizes Jennie Reznek e Yisa Faniswa. A música original é criação de Neo Muyanga; as sequências coreográficas de Ina Wichterich; Julia Anastasopoulos concebeu os cenários e Daniel Galloway a iluminação.

Sobre Magnet Theatre

O Magnet Theatre foi formado em 1987 pela produtora Jennie Reznek. Localizados na Cidade do Cabo, o grupo excursionou por dois anos e meio por Joanesburgo, Londres, Manchester, Edinburgo, Hong Kong e Estocolmo e, em 1994, retornam à África do Sul para continuar a desenvolver a linguagem do teatro físico como um meio para superar as diversidades linguísticas; além de colaborar com outros profissionais em produções de maior escala que abrange uma ampla visão sócio-política.

O grupo tem como missão criar um repertório original de produções sul-africanas, eventos com desempenho inspirador e eficaz nos processos educativos que enfatizam a primazia do corpo humano no ato teatral por meio da exploração de contextos históricos, de estilo contemporâneo e dedicação ao aumento dos níveis de recursos e dinamismo do público e profissionais de teatro na comunidade em geral.


Dia 13 de julho, às 20h – Every Year, Every Day, I Am Walking

Autoria: Magnet Theatre

Direção: Mark Fleishman
Elenco: Jennie Reznek and Faniswa Yisa
Duração: 70 min
Classificação: 13 anos
Entrada Franca – Retirar ingressos com 1 hora de antecedência
IMPORTANTE: Espetáculo em inglês / Bate-bapo mediado pela tradutora Rossana Coppola


Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste / SP
11 2282-3801 / 2285-7758

www.idea2010.art.br

quarta-feira, 7 de julho de 2010

FLASH MOB - Você sabe o que é?

Alguém aí já ouviu falar em flash mobs? Não? Então fique por dentro:


Flash Mobs são aglomerações instantâneas de pessoas em um local público para realizar determinada ação inusitada previamente combinada, estas se dispersando tão rapidamente quanto se reuniram. A expressão geralmente se aplica a reuniões organizadas através de e-mails ou meios de comunicação social.

Uso do Termo

O uso do termo flash mob data de aproximadamente 1800, porém não da maneira como o conhecemos hoje. O termo foi usado para descrever um grupo de prisioneiras da Tasmânia baseado no termo flash language para o jargão que estas prisioneiras utilizavam. Ainda nesta época o termo australiano flash mob foi usado para designar um segmento da sociedade, e não um evento, não demonstrando nenhuma outra similaridade com o termo moderno ou os eventos descritos por ele.

Happening
Happening é um evento ou situação que surpreende e envolve as pessoas. Pode acontecer em qualquer lugar e sob qualquer circunstância. O termo apareceu pela primeira vez nos meses de inverno no hemisfério norte de 1959, publicado na revista literária de Rutgers University. O mais importante evento foi o “Poetry Incarnation”, de Albert Hall em 11 de junho de 1965, quando uma platéia de sete mil pessoas prestigiou e participou das performances de alguns vanguardistas jovens poetas britânicos e americanos. Allan Kaprow foi o primeiro a dar ao termo o significado de uma forma de expressão artística.

O Primeiro Flash Mob

O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com o endereço themobproject@yahoo.com, criado para este fim), pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan. Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, "A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo" em um mob anônimo e sem liderança.
No entanto, a loja foi avisada antes do acontecimento e a polícia foi acionada, evitando que as pessoas ficassem na frente da loja, frustrando os planos do primeiro mob.

Mobs Populares

Pillow Fight (Guerra de Travesseiros)

A famosa guerra de travesseiros ganhou um novo formato quando passou a integrar o quadro de flash mobs. Nela, pessoas combinam pela Internet, um determinado local e horário e levam consigo seus travesseiros para guerrear com pessoas desconhecidas. O Pillow Fight, vem sendo praticado em várias cidades do mundo
Subway Party (Festa no Metrô)


Uma Subway Party (festa no metrô), nada mais é do que um grupo de pessoas que se juntam, no estilo flash mob, para promover festas dentro dos vagões dos trens metropolitanos de grande cidades como Nova Iorque. Combinado o dia e o horário, os participantes apenas aguardam que um determinado número de pessoas se reúna para que então todos entrem no vagão (geralmente o último) e troquem presentes, ouçam música, dancem, enfim, façam uma festa.
Existem dois tipos de Subway Party: a primeira ocorre na hora do rush e tem o objetivo de “descontrair as pessoas”. Porém ela é muito criticada por atrapalhar as pessoas que fazem uso do transporte público, causar atrasos e incomodar os usuários. A outra acontece no fim na noite e os participantes chegam até a decorar o vagão do trem para uma verdadeira festa, que algumas vezes pode até ser a comemoração de alguma data como o Halloween. Conforme o trem vai passando as estações o número de participantes também aumenta, já que as pessoas vão sendo convidadas a fazerem parte da festa.

Zombie Walk (Caminhada dos Zumbis)

Consiste em pessoas que se juntam para passar algum tempo caracterizadas como zumbis e agindo como tal, dispersando-se em seguida. Esta é outra forma de flash mob que está crescendo pelo mundo e atrai cada vez mais pessoas.

Improv Everywhere

O Improv Everywhere é um dos grupos mais famosos no meio dos flash mobs. Começou por acaso, sem o propósito de fazer flash mobs. Charlie Todd, o fundador, foi confundido com o cantor americano Ben Folds e mesmo desmentindo o desentendido, aceitou a insistência das pessoas que o confundiram e cantou para o grupo como se fosse o próprio cantor. A partir desse momento, Charlie percebeu que poderia criar eventos mobilizando pessoas, primeiramente utilizando sua rede de contatos, e assim vários flash mobs foram organizados pela Improv Everywhere. Um dos mais famosos é o Frozen Grand Central, realizado em Nova York que, no encontro de 200 pessoas, cronometradamente, fingiram estar congeladas e assim ficaram por um minuto, gerando uma enorme discussão. Além desse flash mob organizado totalmente pela internet e sem pagar nada para os participantes, a Improv Everywhere já organizou flash mobs como o No Pants, o encontro de pessoas sem calças no Metrô (mesmo causando problemas com a polícia local) e O MP3 Experiment, no qual os participantes baixaram um mp3 e só ouviram no dia do encontro no parque. Nesse arquivo de áudio havia instruções para uma gincana, cujo objetivo era encontrar uma outra pessoa.

"Bora" organizar um mob, galera?

fonte: wapedia

segunda-feira, 5 de julho de 2010

13º Edição do "SOMOS DO CIRCO"

No mês das férias, o Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo Pombas Urbanas, no bairro Cidade Tiradentes, zona leste da capital, se transforma num grande picadeiro para receber a 13ª Edição do Somos do Circo, que acontece nos dias 08, 09 e 10 de julho, das 14h às 18h.

Com o objetivo de proporcionar um dia de atividades circenses para crianças e jovens que não têm acesso, o Pombas disponibiliza equipamentos para o ensino desta arte milenar que, por meio de propostas lúdicas, propõe o conhecimento do corpo e de suas habilidades. A novidade para esta edição do evento é que os alunos da turma de circo do Centro Cultural serão os instrutores, que poderão transmitir às outras crianças da comunidade um pouco do que foi aprendido desde 2005, início do projeto.

Além das atividades, as crianças poderão acompanhar performances artísticas, esquetes e intervenções feitas pela equipe do Centro Cultural Arte em Construção, que envolve as turmas de teatro jovem, os atores do Pombas Urbanas, funcionários do Centro Cultural e voluntários da comunidade de Cidade Tiradentes.

As aulas de circo acontecem desde 2005 no Centro Cultural Arte em Construção, em Cidade Tiradentes, com o objetivo de que crianças e adolescentes da comunidade pudessem desenvolver laços de amizade, respeito e companheirismo, promovendo um aprendizado pessoal e coletivo dos participantes em seus aspectos físico, afetivo e psíquico de forma integrada.

Desde a estruturação do Centro Cultural, as crianças têm sido público assíduo e, por esse motivo, o Pombas pensou algumas propostas que pudessem atendê-las, dentre elas, o Somos do Circo, dada à grande procura pelo curso (30 vagas) e pela identificação das crianças com a arte circense: espaço que dá a possibilidade de desenvolver habilidades, aprender a superar desafios e, ao mesmo tempo, exercer a infância por meio de brincadeiras lúdicas.

Contemplado pelo edital público da organização internacional BrazilFoundation (agosto/2008), os recursos recebidos possibilitaram a compra de equipamentos, a contratação de profissionais e a melhor articulação e sistematização das aulas de circo. Em 2009, o projeto também foi contemplado com o Prêmio FUNARTE Carequinha de Estímulo ao Circo; além de fazer parte da Rede Circo no Mundo Brasil.

Então, anota aê:

13ª Edição do Somos do Circo
Dias 8, 9 e 10 de julho, das 14h às 18h
Centro Cultural Arte em Construção
Avenida dos Metalúrgicos, 2100
Bairro Cidade Tiradentes – Zona Leste – SP
Informações: 11 2282-3801 / 2285-7758
http://www.pombasurbanas.org.br/
Entrada franca

MIRE VEJA - Cia. do Feijão

Depois de falar do sertão nordestino e das áreas periféricas urbanas, em Mire Veja a Companhia do Feijão chega ao coração da metrópole, num zoom sobre a vida de pessoas anônimas, de diversas origens e classes sociais, que nela habitam. Com cerca de 30 personagens que não se encontram, as histórias encadeiam-se como flashes no tempo impossível de São Paulo. Um mosaico a partir do qual é possível vislumbrar uma parte desse universo tão densamente povoado pela diversidade.

Dias 10 e 11/07/2010 às 19h

Duração: 70 minutos / Recomendado para maiores de 12 anos
Engenho Teatral Clube Escola Tatuapé

Estação Carrão do metrô

Rua Monte Serrat, 230 - fone: 2092-8865

Estacionamento gratuito no local


quinta-feira, 1 de julho de 2010

"OS TRONCONENSES"

Nos dias 01 (quinta-feira, às 20h) e 03 (sábado, às 19h), o Núcleo Teatral Filhos da Dita apresenta o espetáculo “Os Tronconenses”, no Teatro Ventre de Lona, no Centro Cultural Arte em Construção, sede do grupo Pombas Urbanas em Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo.

Primeira turma de teatro formada pelo Pombas Urbanas, os jovens de Cidade Tiradentes apresentam um espetáculo que revela, por meio de brincadeiras, um mundo em crise, onde crianças da cidade imaginária “Tronconé” representam situações vividas pelos adultos.A obra é resultado das pesquisas elaboradas durante a realização do Projeto Teatro Comunitário da Secretária Estadual da Cultura de São Paulo e durante o Projeto Interação Universidade-Comunidade, promovido pela diretoria do Departamento de Antropologia e Sociologia da UNESP, ambos coordenados por Lino Rojas Perez, de julho de 1987 a julho de 1989, em Marília, São Paulo.Sob direção dos atores Paulo Carvalho e Marcelo Palmares, que propuseram a montagem do primeiro espetáculo do Pombas Urbanas em 1989, essa pesquisa também foi alimento para comporem o trabalho teatral, uma vez que o espetáculo aborda temas familiares para estes jovens. Histórias como a de Dita, uma personagem que representa a força e a coragem de muitas mulheres brasileiras.O espetáculo que estreou em novembro de 2008 no Centro Cultural Arte em Construção, no mês de julho integra a programação artística do VII Congresso Mundial da IDEA 2010 - Viva a Diversidade Viva! Abraçando as Artes de Transformação, realizado pela Rede Brasileira de Arteducadores e pelo Pontão de Cultura ABRAÇÃO, em Belém do Pará, de 17 a 25 de julho.A participação do Filhos da Dita e do Pombas Urbanas no IDEA 2010 faz parte das ações do Pontão Pombas Urbanas de Teatro em Comunidade, que objetiva mapear experiências de teatro em comunidade existentes no Brasil. Dentre outras ações que visam a difusão do Pontão, no mês de novembro, eles também participam do XV Encuentro Nacional Comunitario de Teatro Joven, em Medellín, na Colômbia.

Sobre Os Tronconenses
Tronconenses são os habitantes de Tronconé, uma cidade imaginária que poderia ser qualquer cidade brasileira. Um coro de crianças que se aventuram num lugar muito perigoso. Estas crianças sempre propõem uma brincadeira, e a cada brincadeira surge uma história, uma cena e até uma louca com alucinações totalmente lúcidas sobre a cidade. Histórias sobre abandono, loucura, lembranças e pessoas comuns no cotidiano urbano. Histórias carregadas de alegrias, tristezas e aventuras, que revelam um mundo em crise, onde loucura e lucidez muitas vezes se confundem.

Sobre Filhos da Dita
Com seis anos de formação, o grupo de dez jovens moradores de Cidade Tiradentes, descobriram suas potencialidades artísticas com o teatro, além de reconhecerem e valorizarem suas características pessoais, culturais e étnicas. Além de atores, todos os jovens colaboram diariamente com a gestão do Centro Cultural Arte em Construção nas áreas da Comunicação, Produção, Administração, ampliando sua visão de mundo e propondo atividades para o espaço comunitário.Desse processo de descobertas, troca de experiências e propostas, nasceu uma publicação que expressava os pensamentos, as experiências e as visões de mundo desses jovens, que dão passos importantes em sua formação artística ao elaborar e executar coletivamente suas responsabilidades dentro do projeto “Semeando Asas na Comunidade” e contribuindo com o crescimento pessoal do grupo, do projeto e do bairro onde vivem.Em 2006, o Núcleo Jovem de Teatro elaborou e apresentou ao Programa VAI (Valorização de Iniciativas Culturais), da Secretaria Municipal de Cultura, o projeto “Escrevendo e Falando a Arte”. Contemplado pelo Programa, lançaram o fanzine Inf. Arte – Informação e Arte, totalmente elaborado e produzido pelo Núcleo e realizaram oficinas em escolas e no Centro Cultural Arte em Construção; além de criarem uma Rádio de Rua itinerante, que circula pelas ruas do bairro com música, intervenções teatrais e dicas culturais para a comunidade.

Mais informações: Renata Margareth / Neomisia Silvestre

(Pombas Urbanas)11 2282-3801 / 9631-1953

comunicacao@pombasurbanas.com.br

http://www.pombasurbanas.org.br

ENTRADA: